segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Importância ornamental secundária?


Quem é que decide que uma planta tem importância ornamental secundária? Será que tem haver com a durabilidade para possibilidade de adornar ambientes, eventos? Quem é que decide? Muitas flores que adoro quando vou pesquisar a planta encontro esta categorização "importância ornamental secundária" grrr poxa, se eu fosse convertida em flor acho que eu poderia ser categorizada como importância ornamental secundária?! Mas porque, por quem, pra quê?!!!! 

Uma flor singela, aparece uma vez no ano, dura poucos dias, não pode ser retirada porque murcha logo, ou, a importância é para folhagens, ou, a importância é para as sementes... O que eu quero mesmo é registrar um certo repúdio! A importância ornamental secundária é dada por um olhar repleto de expectativas e intenções que extrapolam o próprio ser em si da planta, com sua maravilhosa beleza espetaculosa de acontecer quando acontece! E eu rejeito isso. rs..

  




Eu não li que as flores de rúcula tem  importância ornamental secundária, mas sempre que vejo florzinhas inocentes, não protagonistas de um processo maior de interesse geral, eu me lembro dessa frase típica de sites de paisagismo. E eu amei vê-la florir! Danilo colocou em um vasinho o talo da rúcula que a gente comprou na feirinha da Ufsc. Ele viu em algum lugar que rebrotava, e de fato, demorou, mas voltou. Não usamos suas folhas mais, na verdade como era tão pouquinho, não temos espaço para grandes hortas, deixamos o vasinho lá. Então foi crescennnndo e cumprindo seu ciclo, fez um pendão gigante, criando as vagens, e agora floresce, linda e abundantemente!...

Vou guardar as sementinhas para os canteiros elevados da Flora da minha mãe. 
Sementes de boa proveniência. 
Sementes com amor =]..