sexta-feira, 11 de setembro de 2015

plantar rosas




Eu lembro das cenas, em especial essa da cadeirinha. Essa foto esteve perdida há tanto tempo. Desde que a procuro, encontro outras, mas nem sinal da foto da cadeirinha. A postagem do parque, a da cibele, tiveram acréscimos, ou nasceram pela busca dessa.. Aí hoje coloquei a mão no armário para pegar um papel e quando tirei saiu essa foto. Inacreditável!!.. tô de cara.

Eu pequenina estava encantada com as flores, a quantidade, e com o tamanho delas. Acho que, como eu era pequena, a proporção fazia um bom efeito. Grandes e lindas!

Matiínha sempre curtiu plantar rosas, do desafio de cuidar-podar e tal. Depois, ele passou a mania para minha mãe, que hoje em dia tem sua Flora, repleta de rosas.

Eu que,.. não chegava a ser fobia, mas nunca gostei de minhocas e bichinhos afins, nunca achei que iria herdar algo dessa mania.. Vieram juntas a Cibele, as margaridas da Verinha, a roseira vermelha do seu Geraldo e o pé de manjericão da Casa Amarela ....




Havia um encanto, que flores gigantes! E como as pessoas as aclamavam a minha volta, como elas são especiais...  Assim aprendi, uma rosa é um acontecimento.

Depois de muito tempo, essa impressão, esse encantamento voltou forte, quando pelos trajetos longos, idas e vindas observando a paisagem pelas janelas, nos trânsitos, elas começaram a protagonizar. 

Uma das minhas preferidas, não existe para comprar, as roseiras-arbusto de 3 cores. Em bouquet marginal conto um pouquinho desse circuito, quando de repente já sabia de suas várias moradas, em cada quintal, cada bairro.  Nos trajetos onde não passo mais ainda tenho curiosidade, e posso dizer até, saudade.

Cada roseira que eu cuido hoje tem uma história, uma procedência, uma curiosidade e uma característica básica, todas são "fáceis" de multiplicar. Muitas já viraram presente e vão se espalhando por aí. Por que as floriculturas não gostam delas não sei, especialmente das trepadeiras, mas existe sempre as redes paralelas, muitos cuidadores adoram compartilhar, o que sempre rende boa conversa e muitas dicas. Ou você pede uma mudinha para própria planta, mesmo que você não ouça a resposta =].. 

Nada é garantia de nada... mas na maioria das vezes, elas te aceitam, e se desenvolvem lindamente, florescendo no seu quintal...