quinta-feira, 9 de maio de 2024

garden news | banho pra sempre, quem sabe | só acredito vendo




é bem isso. um jardinzinho estrangeiro quase de tão longe que eu tô pra ouvir as novas que eu plantei do caseiro do condomínio.

hoje, à pouco até,  fiquei muito, muito feliz de ouvir o seu Élcio me dizer que tem umas três buchas penduradas no pé de limão do meu quintal.

achava que o pé tinha morrido, não fui me certificar e estava até evitando olhar de tanto  azedume.

primeiro eu fiquei feliz de saber que ele era o único que sobreviveu.

depois de um tempo eu vi  uma parte seca no começo e  achei que tinha morrido tudo.

e agora eu descobri que não,    Seu Élcio viu ao cortar a grama  e veio comentar comigo.

e o meu coração  cheeeio, e tá chovendo e escuro, nem  posso ir lá encontrar as duas buchas que estão crescendo e a flor que tá aberta.

aaaaiiiiiii que delícia de presenteee.


e que mordomia né, pedi uns bambus, ele cortou pra mim, me dá grama, terra, ele é um senhor generoso, tarefas não lhe faltam, mas ele sempre acha tempo pra mim.

fofo, como eu queria aproveitar mais das próprias facilidades do meu entorno viu.

vou ganhar mais bambu. vai nascer nova cerquinha... um dia.



meu recalque..


já sabia que a avó da Val de Anitápolis amou a mudinha na casquinha de abacate, acho que já escrevi sobre isso.

sabia que estava super próspero, recebi foto dela no pé. quero até por depois o relato dela contando da avó, são queridas. 


oi Bruna sim sim é a qui tu deu guria.. e a vó tá toda faceira né, daí ela disse que pelo menos aquela grandona ali vai vingar e ela vai conseguir usar. ela disse que já tem fila de parente pedindo. tem dela em dois lugares guria. 

daí ainda hoje eu disse ô vó, mas eu não lembro que tamanho que tinha quando eu levei pra senhora.. e ela disse, foi numa casquinha de abacate. aí que eu lembrei, foi a Bruna que levou na escola. meeu Deus ele garrou o pé de limão da vó, e tá uma floresta .. e a outra tá lá no pé de ameixa. obrigada tá lindona.


vê se eu posso com isso,.. que que Anitápolis tem, o que. pffff..

tem a vó da Val, é verdade. aai ai, só rindo mesmo.

lembro que no ano passado ganhei cascas de romã pra cuidar da garganta lá do quintal da avó. que pena que ela mudou de escola.. tinha afeto e admiração, gostava dela por perto. 

Val adorava contar histórias das crianças pequenas em sala imitando as vozes. e enchia .a sala dos profs com aquele vozerão. me alugava horrores também. era coordenadora do projeto de contraturno, percebia o quanto ela era boa e fazia a diferença. mas está numa melhor agora, trabalhando pertinho de casa.

semana  passada até, veio essa última foto, e notícias pra me matar de invejinha e desgosto, rs. 

e um fundo de orgulho e amor. 💚




esse pezinho já quase morreu mil vezes. numa delas tentei levantar dum enrosco muito estranho que ela fez que não ia dar certo, ela ficou esticada um pouquinho, super achei que ia me dar o contra.

nem sei como proprio seu Élcio não cortou sem querer, antes d'eu amarrar, ele tava se enrroscando nos galhos do chão que estavam arrastando era muito fácil passar por mato comum.  

mas ele é bem ninja, tá ligado nas parada das plantinha aleatória que eu curto deixar, a revelia do Seu Ari. meu parça.






já que eu tô generosa nas news, ou, enrolando mesmo. demorei né, enrolar..



fazia temmmpo que não via meu mini-matinho encantado por esse lado. minha cerquinha derretendo. 

sabia que eu plantei sem querer mandioca, como galho da minha cerquinha ano passado? tá ali.. depois do inverno seu Élcio sugeriu replantar em toquinhos. mal sabe ele ... 

pra valer plantar eu preciso aprender a comer direito. triste né, mas ela não faz parte muito do meu repertório. tenho refletido sobre isso. mami, gosta, papi adorava.

ahhhhhh nooooooosssaaa, que lembrança perdida me veio agora ..

lembro de ir catar gravetos aleatórios, fuçar nos monte de arrumação que seu Élcio faz por aí também, ele não liga, .. 

era pra cerquinha, no  inverno passado .. aí usei  uns alí super achando que era poda de malvavisco, lembro porque tomei como certo que ia brotar, apesar de não ser muito apropriado. ai ai.. tansa, não era. 


e tem uma outra coisa, mas aí acho triste, tô elaborando, tô emputecida master na verdade, portanto não pronta pra escrever. sobre o entorno do quintal. 

mas não vai ser hoje.

nem sei se vai ser, .. acho que vou fazer de conta que não tá acontecendo.


___







eu sei que tá bonitinho. caseiro vive cortando e varrendo esse chão. uma vez só eu o vi fazendo um círculo de terra preta em volta às frutíferas, em, sei lá quantos anos tô aqui, três? mas deixou descoberto, apesar de todas as gramas e matos do mundo que ele corta o tempo todo.

existe um ideal do que deve ser. que tem haver com a tia da casa 2, que hastiava bandeira sabe. sem preconceito juro, é raiva mesmo. ela cortou o pé de rosa-arbusto de três cores, por nada, não tem n a d a, no lugar. aaai tá até subindo um fogo, mas.., isso diz mais do que ser extrema-direita, acho, não sei, aliali.



e porque raio e quer que eu corte minha moita de, outro picão que não sei o nome, se é na minha roupa e da Cibe que vai colar, ã ã? 

só vou podar um pouco quando as bolinhas aparecem, por enquanto estão as mini-florzinhas florzinhas que os bichinhos amam todo entardecer.


minhas duas flores preferidas alí ó, passando esmalte velho na mão, e reclamando já, de fome..





a Lilow fugiu E aí a gente foi correndo atrás dela E aí a gente caiu e aí a gente não alcançava ela e a gente foi rolando E aí agora a gente tá toda suja e foi sem querer e a gente v a i Teer q u e tomar banho juntas.., que coisa néamm.


já eu.., me faltam duas turmas pra corrigir. a vontade inédita de faltar no Centro hoje, e de dormir agora, a mesma delas de tomar banho,  acho. depois que corrigir vem todas paradas de conselho, individualizadas por estudante, postar avaliações, depois postar notas, depois preparar umas aulas entrecocortadas com conselho que ainda terá semana que vem, que é convocação, ou seja .. segunda a sábado na escola.

não tô reclamando tá, isso é uma ilusão de reclamação.

nossa, tô amando.

inferno.

mas com locação bonita, está bom estar aqui agora, meninas pra lá e pra cá, eu enfiada nos papéu sendo eu, com certeza levando 3x mais tempo que devia, mas em casa.

me deixa assim mesmo, tá tudo bem.



ahh é né Cibe em greve. se não aí sim, com as demandas e ela na escola, estaria perdida.






..