terça-feira, 4 de maio de 2021

um exercício de olhar

e se eu convidar a Cibe pra fazer desenho de observação, será que ela descola um pouco do automatismo, da repetição das mesmas formas e histórias?

é uma tentativa de parênteses, algo pontual, o processo dela é legítimo de apreensão, assimilação das formas, se apropriando dos símbolos, dos signos gráficos, brincando, viajando, rindo, não há erro, só processo. mas então.. será?

pegamos lápis, prancheta, papel, e fomos. expliquei que ela podia tentar desenhar os vários tipos de folhas e mini florzinhas que ela estava vendo, a terra.. e ela começou a desenhar sua temática de sempre, que no momento é brincadeiras com a prima Jú. muuitos desenhos.

mas quando ela começou a ver o meu se constituir, ela ficou intrigada e disse que ia fazer também, láa pelo seu quarto desenho. e passou a observar as mesmas plantinhas. 

quando terminou sugeri que escrevesse seu nome, e ela então o fez. confesso que tirei o desenho rapidinho, antes que se transformasse em outra coisa. e então ela fez outros, híbridos. é que ela tinha muita vontade de se inserir com a prima jú, além de todas as formas de costume. foi gostoso. combinamos repetir.