terça-feira, 22 de maio de 2012

se a vida fosse apenas as fotos..| e que lindo se for apenas vida né, e os seus florescentes..






a gente subia a irineu comelli, entrava num descampado do lado de um motel que volta e meia mudava de nome, andava mais um pouco, e chegava num lugar cheio de barranco,  pedreiras, mato. era bem amplo, vista bonita porque lá era mesmo, alto. de vez em quando a gente ia caminhar com a mami e o papi.


o primeiro lugar que a gente morou quando chegamos foi o centro histórico de São José. a casa era legal, tinha um quintal de fundo bem lindo com umas frutíferas, que subia e depois da cerca era um matão, não lembro de quem nem de que.


eu reclamava horrores, tinha que subir o morro, só tinha três horários de ônibus lá e quase nunca casava horário.


eu amo essa foto. Leonardo amava esse pai. ele foi o que mais sofreu acho, no sentido de dramas com despedida, falta doída e muitos lamentos. todos sofremos né, mas a dele foi aquela perda de novela, e não dizendo de um modo ruim, é que ele sente e sentiu assim, e eu sinto por ele. 

se a vida fosse apenas fotos essa representaria um não acontecido, uma possibilidade, raridade, um desejo, um sonho.

pra mim ela tem saudade, nostalgia e melancolia. eu olhava essa foto ao longo do tempo, era difícil a convivência deles, pai e filho, mais do que a minha.

a conta é simples, Leonardinho aprontava coisas do arco da velha o tempo todo, e o pai vivia irritado com ele, ríspido por vezes, o léo sempre carente, levando uns fora, e como aprontava horrores até a gente vivia furioso com ele.

que será que significa arco da velha?

bom, o Leonardo deu pro pai a Júlia. e a relação de avô e neta era a coisa mais linda do mundo. eu olhava os dois e pensava, nossa comigo deve ter sido assim, enquanto eu era bebê e mininha foufa. mas fato que tenho observado, esse negócio de ser avô, avó, muda tudo mesmo.

eu queria muito que Cibe tivesse essa oportunidade. queria que o meu pai soubesse que eu fiz uma coisa bem linda que eu disse que nunca ia fazer, e acabei fazendo muito bem feito, uma menininha que ia deixar ele louco, mas que ele também ia adorar amar.

a Júlia aproveitou. foi bem triste a despedida deles no hospital, ela tem lembranças, videos e causos, tem historias pra contar. e a Cibe tem as nossas histórias. eu disse pra ela que meu pai a pegou pela mão, e trouxe ela pra mim. e que cuidava dela no parquinho do céu enquanto ela esperava pra vir. e ela gostava de ouvir, 

enfim, isso.