segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021




o cavalo é livre, era pra ser. ele é um animal que não quer ficar carregando o peso das pessoas em cima dele, o peso de coooisas. ele consegue sozinho construir uma vida bem mais legal pros seus dias! as vezes ele é mansinho, e parece que ele gosta que as pessoas subam, até crianças. mas é porque ele um dia foi forçado, por muito tempo,  geração após geração, a aceitar. não é natural. ele gosta mesmo é de ficar com seu bando, correr livre com a sua família, brincar, comer grama, rolar no chãaao...




.. bem ali, acima da imagem, sou eu "pregando" no ouvido da minha filha. problematizando as cenas que vemos todos os dias quando vamos lá pra baixo no condomínio e vemos os cavalos andando em circulo, pulando obstáculos, de novo e de novo. moramos ao lado de um, não sei se é haras que chama, hípica(?) mas esse espaço de treino especificamente, enfim, bem ignorante eu nisso.., acabei de ver, escola de equitação.

ela ouve, ela conversa comigo sobre, concorda.. maas, é um processo, né. a assimilação de um olhar sobre a vida do outro que é um pouco diferente da corriqueira. e eu sei que coloco minha filha na linha de frente de um embate complexo. o tempo todo quando ela é estimulada, incentivada a negar uma comida, por exemplo, que contém leite, ovos, mas que é linnnda, e que enche os seus olhos de criança, ela está em um desafio de lidar contra suas espontaneidades e vontades, e com a expectativa e olhar do outro na situação. 

no mesmo dia que ela fez esse desenho eu deixei ela descer sozinha no condomínio e ficar um pouquinho lá perto do estacionamento, embaixo, mas quase em frente da nossa casa. estava ouvindo sua voz, ouvia sua brincadeira, então deixei, mas foi muuito pouco tempo. simplesmente ela foi, e voltou com um picolé de chocolate ao leite. eu a questionei, ela perguntou se eu tinha ficado brava, disse que não (rs, sangue ferve, e se fosse uma criança alérgica?), que eu sabia que era difícil recusar. mas que ela sempre podia tentar. lembrar de perguntar se não tinha picolé de frutas, por exemplo, ou correr pra casa e pegar algo equivalente comigo, enfim.. se não dessa vez, em muitos outros casos a atitude dela frente as situações  me deixaram muito orgulhosa. e seguimos de papo, ampliando o olhar, problematizando, criando um fundamento.

em seu desenho: amigos brincando, um avião e uma menina que voa. um cavalo se abaixa para receber carinho, e depois vai comer grama. mas filha, você desenhou alguém em cima do cavalo? ..ela só subiu pra fazer carinho onde ela não conseguia alcançar. (atenção ao detalhe do rabinho de flor.. oun)

e seguimos..