domingo, 7 de junho de 2015

The Goonies completa 30 anos... *-*


Era Natal de 1985. 

Estávamos em Londrina-PR, em um daqueles eventos familiares felizes, imagino. Sei que meu Papi-lindo foi no cinema com o Silvio, e eu acabei indo junto, sei lá porque, apesar do filme claramente não ser para a minha idade na época. 

Lembro-me do tamanho dos bancos no cinema, que o pai ficou no meio da gente, e que sentei no seu lado direito. 

Nessa época era muito desconfiada, não entendia porque quando iam ler algo pra mim as letras eram muitas, mas o resultado verbalizado era pequeno, lembro de uma vez o Silvio lendo pra mim aquele livro grandão de histórias, e eu especialmente questionando. Estava me enganando!...

Bem... Matiínha tinha se comprometido a ler a legenda pra mim, e várias vezes, me irritei com ele, aflita, porque o entusiasmo pelo filme não estava me chegando em português, ou então, o resultado traduzido era muito menor do que tudo que eu ouvia e via no filme... E a sessão seguiu assim, no maior ti ti ti com papi-paciente.

Imersa na história, foi muito marcante pra mim o fato de ter ido ao cinema, assistido filme tão ligada à participação paterna, inusitado, e o encanto do filme em si... inesquecível!.. 

Não faltaram palavras na verdade, as imagens eram gigantes, o navio era incrível, eu consegui absorver tudo.. E, lá em algum momento, quando ameaçaram matar o menino gordinho enfiando a cabeça dele no liquidificador, o Silvio riu, Papi riu, e eu [?] chorei... não exatamente nessa ordem.. Consolada e encorajada a sair detrás do pai e voltar a assistir, “viu já foi, a cabeça dele nem cabia lá!”...

E sobre o efeito das histórias para crianças?... Gênero de filme para os dois, aventura, para mim, terror! =ss

Heis uma história sobre cinema que guardo no coração... 



O que não posso dizer de Topo Gigio... =x