sexta-feira, 3 de maio de 2024

aleatoriedades


de vez em quando lembro de coisas bem fundamentais,  queridas, ou que mechem comigo

penso uau, super quero escrever sobre isso..

aí esqueço

que coisa

🤷🏼‍♂️




________


acabei de lembrar de uma 

comida né 

a gente quando dá aula para os anos iniciais precisa sair um pouquinho antes para levá-los ao almoço 

controlar acalmar, acolher, colocá-los juntos né, normalmente eles não querem, vêem a comida não querem correm brincar 

então a gente organiza um pouquinho tenta fazer elas admirarem o alimento, controlar sujeira, descarte, esse processo todo,  são uns minutos só, mas é importante. 

as nutricionistas tentam né, uma alimentação diversificada mas dá pena, alguns alimentos são rejeitados e acabam sendo desperdiçados, algumas saladas, grão de bico é um caso triste pra mim, mas eles não reconhecem, tem dificuldade de incorporar.

nem todas são assim, mas nossa escola serve almoço para todos, pelo recorte de público.

alguns  preferem comer na Comosg, o  projeto de contraturno do outro lado da rua que a maioria vai, uns comem em casa, outros comem como se não houvesse amanhã.

normalmente eu tento sentar junto dos mais afoitos, ansiosos, fazer os que comem andando e tretando se sentarem, aquietarem,

e ontem..

estava numa mesa de quarto ano e a estudante na minha frente estava com esse prato..




eu bati o olho  e  falei de geente que prato lindo fiz um mini-escândalo, elogiei ela,  tirei uma foto, mostrei para as cozinheiras,  foi toda uma história assim exaltando a beleza e o olhar dela na composição, e o fato dela estar se alimentando com saladinhas frutas junto, tal.., mesmo que ela tenha pego os enfeites da salada só pra ela né, diga-se.

aí a mesa estava com outros estudantinhos da mesma turma,  foi legal, um momento bem gostoso e engraçado.

assim, é importante chamar a atenção para um algo mais na alimentação, eles estão sozinhos,  eles têm uma relação familiar que a gente não sabe exatamente qual que é, todo modo estão longe, grande parte ainda vai pra outro projeto, então criar esses momentos afetivos em conjunto é muito legal.


______


o ontem fui confraternizar com as cozinheiros e normalmente eu só dou oi de longe mesmo é um corre corre é difícil parar, e eu tenho uma dificuldade horrível de guardar nomes, sempre fico com vergonha já que algumas a gente convive tem anos, mas tem várias novas também..

aí eu me aproximei para mostrar a foto e as três que estavam ali no serviço para as crianças na sequencia perguntaram..

você é cigana?

fazia tempo que não passava por algo assim..

não é que fazia tempo que não passava por isso, é que eu não ouvia cigana, nossa, nem lembro.

aí eu ri, uma apontou pra outra, por fim uma delas disse é que eu tinha certeza que era, ia pedir pra você ler minha mão.

me dá sua mao aqui. hmmm, só coisa boa, nem precisa. rimos.

fim.

_______________


hoje é uma sexta estranha, não pude ir ao Centro,

vim de ônibus levar Cibe pra Vó no terminal.

pelo trânsito vou chegar em casa amanhã,

mas o bom é que estou sentada, e só paro na frente de casa.

vai  fazer falta.


____________


dependendo da hora que chegar em casa, ao menos gostaria muito, de terminar as correções do quinto, a minha sala poço de atestado. nunca vi um coletivo tão impossível.

e queria fazer aquele extra novo, mais uma pérola da burocratização do professor que é rever presenças e atestados numa planilha, e então refazer as presenças de determinados estudantes. 

tudo bem. eu já disse que nem posso reclamar, sou uma desorganizada bagunceira que Já não dá conta de nada, não tenho moral pra reclamar mais dessa. mas assim, que sobra menos tempo pra planejamentos, isso todos concordam, então não estou tãaao insana assim de me indignar. 

mais dois meses de trabalho e cubro todos os meses do meu afastamento. parece bobo, e não é que todo dia de problema maior não pense em fugir, mas significa muito pra mim.



_______


e a Luz? Luz Maria? o que é certo, o que não é.

já pensou, essa mãe pode querer tacar sua filha para adoção, e por mais que possa ser um exagero, o que acredito que não seja, já pensou? Luz Maria indo embora anonimamente, perdida numa família estranha?

isso é só uma pílula da vida alheia. rezo, nesse sentido poderia reservar todas as 5h do mundo viu, pelo que eu tenho visto.

.. o rezo te preenche quando você deixa, todo modo, é sempre bom um campo que vai se formando e combatendo a própria energia do problema. sabe quando um perfume de flor invade seu olfato como um presente? acho que assim. 

estou triste pela minha mãe, apavorada.

enfim..

será que sempre cabe um problema a mais?

é possível lidar com os meus corres e abarcar essa dor? eu entendo a mãe, entendo o pai, e sinto tanto pela Luz. o que é certo? e eu gostaria de poder fazer algo, mas tanto não devo em parte, como não posso, se eu largar uma mão pra pegar outra coisa a casa cai. isso acho que você entende, né.

eu ouvi alguém dizendo que ser adulto é viver em contradição. arrotar certezas é fácil, mas, e quando é contigo, os dilemas mais infames e inacreditáveis. e aí. o que é certo? e o preço, o quando se está disposto a bancar seus erros, enfim..

Leonardo em último caso, abriria mão de assumir e paternar  Luz, porque? o que ele tem de melhor pra fazer nessa vida. fico me perguntando.