segunda-feira, 19 de outubro de 2020

la princesse insensible


a primeira vez que assisti um desenho do michel ocelot foi um pouco depois de 2000, com as amigas mães da facul e seus filhinhos fascinados pela animação Kiriku e a Feiticeira, 1998. Cibe com 1 ano já super curtia, até vou colocar de novo, faz tempo que ela não vê. depois veio Azur e Asmar, 2006, amei, e depois disso em algum momento resolvi pesquisar o que vinha antes disso, e então encontrei em francês Príncipes e Princesas, de 2000, feito de sombras, e meu assunto de hoje, A Princesa Insensível, 1983. Esse papo de príncipes e princesas está bem questionado hoje em dia, gosto, é importante, pertinente e até tardio. a temática está aí, tem muita coisa linda feita, justamente para fruir e receber um olhar crítico, o que proporciona uma profundidade maior, amplitude a suas tramas, especialmente junto às crianças. 

quanto a mim, eu amo a estética dos desenhos de Ocelot, as cores, fico mesmo encantada, deve ser lindo de ver no cinema. inclusive, falando nisso, Dilili em Paris, 2020 na área.. quando será que vou ver? no mundo antigo acredito que teria passado na Mostra de Cinema Infantil daqui da city. maaas, enfim, voltando.. essa mini série mexeu com meu coraçãozinho bobo na época, e sim, ainda acho muito fofo. 

são 13 episódios bem curtinhos sobre um rei que estava muito preocupado, pois sua filha não demostrava sentimentos, parecia que nada a interessava. então o rei anunciou um concurso, com grandes apresentações, e o primeiro príncipe que a fizesse demonstrar qualquer emoção, ganharia sua mão. 

o primeiro episódio eu coloquei aqui, pelo yt agora tem todos, dá pra ver. eu veria, inclusive agora, .. sem mais.. =)








_______