terça-feira, 20 de outubro de 2020

um isolamento datado

 


Nome completo, idade, profissão/atuação, naturalidade ou reside desde quando em Floripa, moradora de que bairro da cidade.

Bruna Mansani, 40 anos. Professora de Artes Visuais, Rio Vermelho, Florianópolis. Sou natural Paraná, resido aqui desde 1994.

O que mais gosto em Floripa.

Ainda no Paraná, me mudava muito de cidade. Quando cheguei aqui com minha família em 94 , estabilizamos. O que mais gosto daqui é o fato de que todas as histórias que passei, todos os marcos que ultrapassei, tudo que desisti e conquistei, tudo que eu amei e frutifiquei se concentra e é influenciado por essa mesma locação. A mesma praia, mesmas ruas, bairros, faculdades, com familiares, amigos ou amores diferentes, sem perder a intensidade do presente, mas sempre sobrepondo essas camadas de história. É um lugar onde sempre consigo me surpreender e  expandir meu mapa mental a partir de uma mesma paisagem revisitada, ou desbravando recantos. Ressignifico a historia local, sobrepondo minha própria história, por isso sinto que já vivi em muitas Florianópolis. É uma cidade afetiva pra mim. Nunca tive vontade de sair.

Qual seu lugar preferido de Floripa e por quê? Diga se, por motivo da quarentena, tem conseguido vivenciá-lo. (Pode ser local, estabelecimento, paisagem, etc.)

O perto ficou longe. A família fragmentada, afastada apenas pela distância da convicção do perigo e do cuidado. Moro próxima a lugares lindos como a praia do Moçambique, mas essas locações, ineditamente pra mim,  ocupam um lugar da sedução que podem significar morte para alguém. Permaneço em casa.

 O que a quarentena vem lhe ensinando, deflagrando?

Tem pouco tempo que saí morta de um Pantanal e renasci num Rio Vermelho que  agora pulsa dentro de mim. Numa iminência global, precisei  levantar a cerca que separa tudo o mais, do meu pequeno mundo dividido com minha filha. Nesse espaço circunscrito brotam em intensidade medos, arrependimentos, saudades, decepções, angústias... que me esmero para que se transmutem em adubo e fertilidade no meu canteiro de esperança, fraternidade e amor.

Enviar uma foto sua e a do lugar/estabelecimento/etc de floripa




Legenda imagem 1: Bruna Mansani e sua filha Cibele, de 3 anos, por Estefânia Fraga Pedroso
Legenda imagem 2: Bruna Mansani e sua filha Cibele, de 3 anos - Selfie Bruna Mansani


13/05/2020

_________________________




me pediram no início do 2020 pra responder quatro questões referentes ao recém isolamento instaurado. estavam pedindo para diferentes pessoas, de pontos diferentes da cidade.

aceitei. mas com um pouco de receio. fazia tempo que eu não escrevia, e estava bem longe de querer transformar aquele momento em registro. mas o que não se faz pelos migues né.

nada demais também, .. além de um tom dramático acima do normal acho. e pra ser justa, fico feliz de não reconhecer o tom, porque significa que agora vejo de fora alguns aspectos dalí. 

foi a minha primeira reflexão escrita mais formal em bastante tempo.  tinha que vir morar aqui.