terça-feira, 3 de novembro de 2020

a cor mais quente


desvio para o vermelho | cildo meirelles


a água era vermelha, a luz, era vermelha, tudo era vermelho naquele ambiente, então parece que você, seu pensamento fica vermelho. já mergulhou numa cor? existe muitas maneiras de fazer isso. uma delas é entrando no desvio para o vermelho de cildo meirelles, coisa que fiz uma vez. a imagem é outra, o ambiente que eu fui era fechado, meia luz vermelha.. ou seja, era mais vermelho, mais desvio talvez. 

vermelho não é minha cor. acho que não tenho peças de roupa vermelha, e das pouquíssimas vezes que usei algo dessa cor foi como ter multidimensionado os meus temores e cismas mais profundos, afinal, eu sei que o meu exterior se expressa mais do que eu tenho vontade, ou se expressa na frente, antes que eu  fale ou silencie, .. de vermelho então, foi bem isso que combina, um terror, na minha impressão.

que maais. um dia fui num psicólogo, e ele fez uma meditação, na verdade era um exercício comigo, era pra eu praticar. sentir o vermelho muito intenso tomar conta e depois ir passando pelas cores até chegar no tom que representasse o mais frio, e ficasse lá. era pra eu fazer isso toda vez que eu sentisse que o entorno estivesse tomando conta, a energia do ambiente estivesse me invadindo mais do que eu pudesse, ou que o meu emocional estivesse impedindo, ou se atravessando, frente a algum desafio cotidiano. era uma mudança de frequência. no campo profissional realmente foi muito útil na época, as vezes ainda é.

eu tive o cildinho, homenagem óbvia né. cildinho era aqueles peixes que ce ganha quando não quer? ganhei um de aniversário uma vez. ele era muito vermelho. eu ainda não era vegetariana. mas jamais teria um peixe por escolha, mal cuidava de plantas, tinha uma samambaia na varanda que estava definhando não importa o que eu fizesse. foi difícil..

minha filha, adora vermelho, sua cor preferida. faz um tempo que fico esperando mudar pra rosa. essa pressão clichê, influência familiar nos estereótipos, amiguinhas..., mas isso ainda não aconteceu, e eu adoro. por essa razão minha casa tem ganho objetos vermelhos. o vermelho que a cibe gosta. e eu acho graça.

vermelho. a cor quente por excelência. 

a cor da exposição.

me expor, é o que eu faço aqui. não dá pra ver né, mas eu digo, é vermelho.