sexta-feira, 13 de novembro de 2020

palácio da lua | lua minguante em escorpião

 

não parece, mas eu ando sem assunto. escrevo aqui, é desvio de tarefa, então fica uma delícia por um lado, é melancólico também por outro, triste vai. mas não destoa desses tempos. ainda quero escrever sobre o que é um prof. em junho, e o que é um prof. em dezembro. e esse ano.., está especial. mas tá.

nos últimos tempos, essa coisa de mudanças, dentro e fora de si, dentro e fora de ambientes, me lembrei desse romance do Paul Auster. não li seus livros mais famosos sabe, acho que só esse, um outro, e umas crônicas.

eu não lembro muito do enredo, mas era algo como uma jornada de reencontro de si, busca de identidade, biografia, sentido da vida.. tipo isso.

..mas então o rapaz do nada recebe, um presente, como se uma herança de seu tio. e eram seus livros, sua biblioteca inteira. ele não pôde recusar, estava se mudando, acho que ia começar a faculdade. então, com pouca grana, mudaram-se, ele e todas as caixas de livros. década de 60.

..em algum momento da vida, as caixas viram a mobília de sua casa vazia. depois por absoluta falta de grana ele resolve vender os livros, mas então em reverência ao tio, naquele momento já falecido, ele se propõe a ler, toda e qualquer obra do acervo, antes de se desfazer. ..e tudo toma uma proporção, e tudo chega num limite. enfim, 

gosto desse livro. fala de "fundo do fim" muito bem, e acho que sobre minguar em escorpião também. 🤘