terça-feira, 20 de junho de 2023

de folhetim | refinando vocabulário

biltre

sacripanta 

canalha 

patife

pífio 

pulha


ontem olhando os sentidos para mequetrefe, dei de cara com os meus xingamentos novelísticos preferidos.

eu preciso começar a experimentar na vida real, .. quem nunca ouviu a mocinha enchendo a boca pra dizer pro carinha seu canalha!! gente isso sai com um peso dramático que acho incrível, e bem engraçado também. 

novela mexicana costuma ter muitos canalhas e patifes, as antigas pulhas, biltres e sacripantas.

muitas  dessas palavras são usadas em momentos de grandes revelações e descobertas, de casa caindo mesmo. pífios já acho mais difícil de encontrar, e não consigo enquadrar numa época, mas também adoro.

depois, qualquer hora, quero fazer até uma comparação, mas normalmente carregam um sentido semelhante, e bem ruinzinho. mas gente.. eu vejo essas palavras e tenho vontade rir.

que será que acontece?


*escroque