segunda-feira, 26 de junho de 2023

o melhor presente | Festa da família


 

tinha tanto pai com celular na mão tanto tanto tipo todos, quase, que eu não consegui ver toda a apresentação, mas eu via seu rosto, ela o meu, isso foi lindo.  

ela tinha dito pra ficar parada, mãe, não se mexe que você vai ganhar um presente no final! 

me surpreendeu, a apresentação foi super bonitinha, e apesar de querer sair correndo dalí, .. ela estava muito feliz, feliz por que seu pai e a mãe dele também estavam. e eufórica por estarmos na escola, e ela poder mostrar tudo.

mais que isso, ela me deu um outro presente..

mau criadinha, corre por tudo, vai na frente e tem um monte de gente, fala sem parar, muito alegre, queria pula-pula antes de se apresentar, levou um não, porque ia se descabelar, e suar horrores logo antes.

aai eu queria sumir, aquele monte de gente, gente pai, gente prof., barulho, socializações, eu preciso processar isso melhor, afinal, é meu ambiente né. me falta um traquejo de nascença, apesar de um esmalte, mas fui indo.

Danilo e a mãe, dois mané que conhecem todo mundo, encontrando os seus, Danilo contentinho porque estudou lá. e num desses encontros, a Cibe  pegou na minha mão, e me levou pra conhecer a escola. sempre quis circular comigo, mas é meio restrito o zanzar de pais, mas nesse dia tava livre, então demos um perdido delicioso.

a UFSC verde e antiga, é muito linda. sempre me lembro com pesar o corte das árvores da geral do pantanal, e todos os cortes dessa obra aí. ainda bem que a mangueira do trevo ficou, juro que um dia vi UMA manga pendurada lá, é uma árvore incrível.

ali perto da escola da Cibe não é diferente, em especial nas suas dependências.

ela queria muito mostrar onde eles criam as abelhas sem ferrão, a horta, o lugar que eles plantaram seus feijões, o lugar da compostagem. os lugares mais escondidos da escola, cantos verdes que aí já comecei a dar bronca já de antemão, pra ela nem pensar em transitar sozinha por esses  lugares. socorro.

mas algumas áreas com verde mais fechado que ela queria mostrar tinha portões com tranca. queria mostrar porque já tinham ido em turma. notei que é verde mais fechado, mas cuidado, tipo, dá pra enfiar criancinhas lá, em caminhadas, pesquisas de campo, coisa assim.







eu não preciso dizer como me senti ao nos afastarmos daquela muvuca, mas de algum modo aquela "aventura" também fazia parte da festa, então não me importei muito. 

tinha algumas crianças na quadra, alguns avulso pela escola, mas o espaço verde, .. ♡, tem muita parte em reforma também, já apontei uns espaços pra ela tipo NÃO, mas com as crianças pequenas tudo é bemm supervisionado.

apesar dela estar agitada, desde manhã, tretamos porque ela estava impossível com a expectativa. eu não achei que ela iria descolar tão fácil de lá. 

agradeci, disse que amei ter ela como guia (correu na minha frente o tempo todo) e amei amei muito passear pelo verde, ouvir ela explicar tudo direitinho. 

demorou, já tava preocupada, mas ela seguia, sei que por mais que ví, ainda faltou espaços que ela queria porque queria mostrar. aliás, como faz uma criança deixar de ser tão insistente? mas fui enfática e reforcei que ela tinha que atender a avó, e o pai dela.

depois ela foi uma parte do que fizemos com eles também.

enfim, sempre acho que não me comporto muito bem, deixo de falar com pessoas que deveria, cumprir certos protocolos.., mas eu fui. é um termômetro, rolou um desesperinho por dentro, mas cumpri.




e bom, eu posso até ser dramática, mas é Cibele que a m a uma cena..