domingo, 5 de março de 2023

meu mundo é hoje, Paulinho da Viola | quando suas flores foram de plástico meu coração partiu

eu disse que um dia voltaria pra essa música, mas eu sabia que era pra falar dor. aí enrolei um tanto. eu a escuto e automaticamente a voz de Paulinho é substituída pela de meu pai.


Soturno, Mudo, Carrancudo

"eu sou assim, quem quiser gostar de mim eu sou assim..."

Irônico, Amargo, Desencantado

"eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim.."

Reservado, Econômico de afeto, Triangulava críticas

"eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim..."

Humor negro, Frio, Crítico

eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim..."


e era uma pessoa boa.  tinha dores e dificuldades, mas  qualidades também. e eu o amava, e cresci me ressentindo por seu silêncio, ou por suas respostas em delay, como se o que tivesse dito não fosse digno de resposta. .. e quando ela vinha, tinha tom de desligamento, ou distração. então eu me sentia mal, e depois menos pior, em uma gangorra hesitante. era o jeito dele.. "ele ama vocês a seu modo, tem suas dificuldades, a educaçãp dele também não foi fácil, procure entender" eu cresci ouvindo. e sim, entender não é sentir. eu tinha rancor e eu tinha raiva e me sentia ignorada, desprezada e não digna. então esse ".. procure entender" veio depois de adulta, quando percebi que ele também estava tentando, aí eu passei a sentir, o que eu cresci entendendo. entreguei os pontos e passei a ver apenas o amor que eu sabia que estava lá, que eu quase podia sentir, e eu quase podia experimentar. e eu admirava e amava meu pai igual, e como sempre. viver não é fácil.

enfim.., eu sei que ele gostava dessa música e cresci ouvindo não só porque ele  adorava irritar minha mãe com o refrão, mas porque ela fala de dignidade, honestidade, retidão, e esses valores para ele eram muito importantes.

quando eu penso em um pai, eu lembro do que me faltou e doeu, a clareza do amor. uma criação de amor subentendido em pequenas coisas. mas as pequenas coisas eram uma poesia curta, a dúvida, a carência de afeto voltavam rápido demais. 

meu coração esquenta com a paternidade calorosa, parceira e declaradamente amorosa. cada caso é um caso. muitas nuances. ..

meu psicólogo iria adorar tibumm, certamente.