segunda-feira, 8 de maio de 2023

auto-retrato como personagem| imagens não dão conta








 

ficou bonito o trabalho, apesar te terem visto vários trabalhos de arte dentro da temática, a referencia mais direta pra proposta deles não foi tratada. simplesmente não deu tempo. essa referência é a fotógrafa e mais um monte de coisa, Cindy Sherman. artista que daria uma dimensão bem boa da ideia de se travestir, criar uma ficção, e de forma lúdica, criar uma outra versão de si. tudo bem vai, alguns planejamentos sempre saem do controle, e outras possibilidades se abrem.    
uns se jogaram sem medo na ideia, outros buscaram a representação de si próprio tentando restaurar a imagem da foto tratada e entregue bem clarinha, de modo que pudessem desenhar e intervir sobre si. 
é um exercício forte intervir sobre seu rosto e pra algumas crianças se torna sensível. isso percebi na prática a partir da reação deles. lidar com a insatisfação também, muitas vezes o que se imagina, não é o que fica. pra mim o processo todo e as diferentes formas de lidar com o exercício foram válidas.




____




imagens não dão conta, imaginação não dá conta, um sentimento abstrato também não. gente bemm racional vai entender disso muito bem, e eu nem sou tanto.

quem um dia me viu, não me vê mais, já reclamei aqui que só. 

tenho estudantes que até muito pouco tempo não tinham ainda retirado suas máscaras. desacostumaram de aceitar suas mudanças explicitamente. se não vejo não existe? não quero ver e não vou, cheu me esconder aqui?

tem algumas assimilações que não acontecem, a linha é cruzada, o sinal é ocupado. pessoas de idiomas diferentes tentando captar algo em meio a sons muito diferentes. mas estou aqui, de bobeira, comentando algo de minhas elocubrações, de mim para comigo.

o tempo passou, você está tão lindo, tô dizendo deixa essa máscaraa!

dizia quando encontrava alguns deles, pensa que adianta? 

é que nem eu ouvir sei lá, que sou linda, ainda mais hoje em dia, insatisfeita, angustiada engordando, pode dizer o quanto quiser, não adianta né.

mas a gente diz.

viver e se relacionar é uma coisa muito doida né.

e auto-imagem, é doída,.. pra gente doida. mas aí tô falando de mim.

minha Cibe, vou buscar.


25/09/23


______



uma vez, muitos anos atrás, uma amiga disse muito brava comigo, disse que eu era falsa.
isso porque eu reclamava às vezes de certos amigos, colegas, conhecidos, que me irritavam a convivência, e quando encontrava com eles era super simpática.

eu não sei.

uma que eu realmente tento dar a oportunidade da pessoa me provar que estou errada. outra, não é proxima, nunca será, talvez, vamos de tratar bem. outra que eu sou o tipo de pessoa que evita pessoas, então elas não colam muito em mim, apesar de querida. máscaras. 

mas trago isso que é o que lembrei agora até, mas o propósito é, eu entendo. entendi sim.

quando é necessário sou aquela lá mesmo das interações, da troca, da experiência, assossiações criativas. e por dentro? eu queria genuíno, e não esforço.

 mas entendi.


28/09/23