quinta-feira, 25 de maio de 2023

certo ou não aí já são outros 500, enquanto isso amei as fotinhos | descobertas




em Londrina eu morava na Vila Yara, dava pra ir a pé pro Shampagnat sei lá se é assim que escreve, perto do centro, era altas caminhada, mas eu gostava, às vezes deixava de pegar o ônibus. era perto também de uma feira deliciosa de frutas, e aqueles pastéis incríveis que nunca mais comi.

eu morava numa casa de esquina e tinha várias árvores gigantes no entorno que floresciam e o chão ficava lavado delas. lindo. mas de vez em quando era minha função varrer. a mãe também varria, aquele barulho de vassoura de palha no chão se arrastando, uma hipnose pra mim que nem a festa da passarinhada em certas árvores no fim de dia. maior balada aérea né.

uma dessas árvores era uma que tem uma florzinha branca miudinha muito perfumada. é linnda e perfumada. queria saber o nome mas nunca soube. quando mudamos meu pai deu pra sua mãe dona Chica e pra irmã dele a tia Nana, uma mudinha. aaanos depois, elas deram uma mudinha da delas que cresceu pros meus pais, quando estavam na casa deles, a Flora.

hoje já é uma árvore considerável. e mami faz mudinhas de vez em quando. em uma das vezes que fui lá me empurrou uma delas. onde eu vou plantar uma árvore aqui. mas tive que trazer.

não sei do futuro, porém, é uma árvore da Vila Yara, que depois migrou em muda pro bairro Casa Verde, que depois mudou pra Palhoça, na Praia de Fora, e agora eu tenho uma filhinha. não me dei conta, mas ela é do meu coração, não é qualquer uma, assim como as que germinei na pandemia. até fiquei grata pela chatisse da mami, na época não pensei o que acabei de pensar olhando pro seu vaso, e perceber o estirão.

eu acho incrível essas pessoas que sabem o nome de tudo. chiquéeerrimo, admiro, mágico. especialmente de coisas que eu gosto mas não sou próxima, como o nome de algumas plantas.

outro dia, hoje vai, recebi uma visita surpresa. colhemos abacate, limão, mixirica. e ela passou pela árvore de flores coloridas e disse que era uma espécie africana, que se chama nonono, porque esqueci o nome. mas fiquei muito feliz de me aproximar mais de seus mistérios, de sua história a partir do nome.

ahh você tem uma.. nonono, esqueci completamente o nome também, agora falando da árvore de florzinhas brancas. que emoçãaao. momento euforia. 

então,.. esqueci os nomes, e vou ter que perguntar tudo de novo. sabia que eu ia esquecer. ela também disse um termo que nunca tinha ouvido sobre uma casca de fruta seca.., mesma coisa, apaguei. então estou aqui, remorrendo de curiosidade até ela me responder a mensagem.

e pra não dizer que não lembro de nada, ela disse que o que chamo de ameixa amarela, é nêspera. nas interna eu meio que duvidei, fui pesquisar e não só é certo, como chamar de ameixa amarela não é. bom, não sei agora do que vou preferir chamar, mas olhar praquela frutinha e chamar de nêspera tá muito frufru pra mim. bobear vou chamar de frutinha amarela peludinha com caroço marrom.

na espera.


Murta
apaixonada, completamente, por esse nome. queria saber antes, desde sempre, linda, de nome mais lindo ainda, aiiiii, eu tenho uma Murteira na minha história ♡.