segunda-feira, 1 de maio de 2023

vespas dentro e fora | ainda é dia 1 | mami e a rosa | a rosa desaparecida

 





minha mãe não sei como deixou morrer a roseira branca de cacho  que tem muitos nomes, aquela que é remédio, ou aquela que no banho de ervas pode jogar até na cabeça,  ou aquela que é boa pra lavar os olhos,.. então, aquela é essa aí.

mas essa ida na casa dela, e em algumas outras ela estava lá de novo, no mesmo lugar perto do portão de entrada. ela plantou de novo no mesmo lugar, ou será que é a roseira que do nada teve coragem de rebrotar, mas acho que não. vou até perguntar de novo, porque lembro de reclamar várias vezes. mas que lindo, ela estava esplendorosa hoje quando fui colher.

eu me lembrei. na entrada do condominio, na frente quase da casa 1, tinha um pé de rosa, ahh não sei a cor, meio amarelo claro, branco nunca sei dizer aquela cor, e tem umas nuances também. é daquelas bem arbustivas e que está sempre florida. vivia roubando rosas de lá eu e a Cibe. teve uma vez que pedi pro seu Élcio uns galhos e ele foi super econômico. não vingou, mas não insisti, estava corrida, nem ia conseguir cuidar, e isso se perdeu.

c o r t a r a m o pé. descobri esses dias, deve fazer um tempinho, mas só vi agora. me senti agredida sabe, fiquei bem brava, e ainda vou perguntar, ver se seu Élcio sabe o que foi, não me conformo, é muito triste. assim como a roseira da ufsc, que poderia, assim como essa daqui, quase viver pra sempre, tão de boas que estavam. eu fico de cara.

* as vespas. na próxima.., 


__

perguntei..

mami me disse, e eu amei, que ela plantou de novo no mesmo lugar a roseira. e ela está lá, como se sempre estivesse, a mesma, no entanto é uma vida sob a outra, igual, mas diferente..

encontrei seu Élcio e perguntei sobre a roseira do condomínio próximo à casa 1. ele disse que também não tinha notado, assim como eu, e nem imagina a razão dela ter sido arrancada. sim, porque foi tão bem feito que é como se ela nunca tivesse existido. perguntou se meus galhos pegaram, disse que não. dois pesarosos.










rosa branca da Flora, da mãe da Bruna

boldo, da frente da varanda da mãe da Cibe



** não vespas, marimbondos. na próxima..


_________


amiga e presente do coração

03/06/23