quinta-feira, 5 de outubro de 2023

a famosa linha do trem de Santa Mariana/Pr | vestígios




Lembro da vó Dita andando pela linha e pelo mato falando: " Essa planta é X e serve pra tal coisa." Lembro muito pouco do que ouvi. Hoje eu aproveitaria muito os saberes da vó Dita .

prima Alzira 


a prima mora em Sampa, é uma prima-tia nossa.

ela gosta de se vangloriar porque era pequena quando meu papi e mami se conheceram e bebeu desse amor, brincou com eles junto aos outros primos pequenos, que amavam Vera Lúcia e Matias.

ela viu as poesias, músicas, fotos, sonho de um casal que se sonhava família, olhando pra eles, as criancinhas dessa época.

eles amavam empatar namoro, ouvir histórias, e depois se enfiar na casa do recém-casal.

lembranças bonitas.

Dona Dita. lembrança controversa, porém, .. a parte boa era linda. como tudo.


________


e a gente sempre tem as perguntas que não fez
o assunto que não esticou
o abraço que não repetiu
o evento que desistiu
o telefonema que não fez
aquele oizinho de nada..

pra pensar... que bosta né, não posso mais fazer,
perdi, voltou pra terra, pro grande esquecimento, ou pra grande lembrança ancestral

virou terra, e só estaria a salvo se antes fosse convertido em mente, e/ou coração, cada um com sua faceta apropriada.

agora que não está mais

lamente suas prioridades
se culpe

ou não né

porque o que você pensa que é pra abraçar a tudo, e todos os tempos num só, agradar a geral, 

esse é poder de pai, e nesse caso, tu é filho lembra, não dá

maaas

a gente, talvez possa dizer assim  né. Nóos, eu e você, vislumbramos já que a passagem de conhecimento, de vida, história, experiência, .. no transcorrer e sucessões do que compõe vidas e vidas, nossos corpos e essências, girando e girando entre os seres, .. é acessível, e acessável.

é só pedir pro universo, uai. nesse caso, pro universo da grande mãe, em baixo dos seus pés e ao seu redor, se pedir com jeitinho. ela mostra o que você precisa saber.


07/10/23




_______

a Vó Chica gosta a de margaridas, outro dia uma prima mais nova minha disse que chegava novembro, ou por agora mesmo, ela plantava pra que quando chegasse o aniver da sua filha mais nova, a tia Balbina pudesse ganhar as flores, ela também amava. 

minha mami também ama.

Vó Dita gostava de .. acho que é Begônias que chama né, aquelas folhagens inscríveis e hipnotizantes de tão lindas. acho que é esse o nome, tem vários modelos, um mais enlouquecedor que o outro. e eu nunca consigo ter, uma que tenho sérios problemas de escolha, outro que sempre acho caro pra caramba, e sempre fico querendo ganhar mudinha. mas faz tempo que não vejo na casa de ninguém. ah, também não tenho onde botar, enfim.. eu lembro delas na casa da Vó, a casa que mami nasceu, que ficava perto da linha do trem em Santa Mariana.

mas quando perguntei pra mami, ela mencionou outro amor da Vó Dita. e não tô me lembrando agora. mas lembro que tinha um nome sugestivo. bonito quando relacionado a ela. e é uma folhagem que também, trocentos tipos. mas não tenho tanta ligação quanto as begônias. 

será que já escrevi sobre isso? acho que já. sobre que planta você gostaria de adubar, que seus vestígios de tornassem, se entremeassem.., não me lembro se na época que estive pensando nisso cheguei a fazer uma escolha. me irritei com isso porque tive que expor como trabalho, e não queria. outro assunto esse pfff, mundo da arte, um saco.

meu pai amava rosas. não sei porque. a mãe encheu a Flora de rosas. um pouco foi pra ele, um pocão por ela mesmo, será que ele gostava pra ela? vai saber. no final ou grande parte foram um casal tão triste. cheios de sonhos falidos, frustrados. eu acho triste. mas do que posso julgar né, não consigo conviver direito com pessoas,  e a minha tentativa mais ousada de amor  foi tão..., aai, tão, tão não tema pra agora, que perdi o fio.

o Silvio e o Léo não saberia. acho que eles não tem muito esse olhar. o Silvio ama colher coisas no quintal da mami, adora os espinafres, acerola que não sou muito ligada, mas o lance é mais um luxo de usufruto. Léo tá pra tudo, mas acho que não tem muitas preferências.

Mãe, mas como eu vou adubar duas plantas ao mesmo tempo?

acabei de perguntar pra Cibe. ela pensou em duas plantas, não sabia qual, mas eu disse que as duas são maravilhosas, e ela devia ficar com as duas mesmo, o que gerou a pergunta.

ahh um problema de cada vez né Cibe, e esse é pra um futuro equidistante. ameei suas escolhas.


a pergunta: Cibe você sabe que um dia a gente vai morrer né, nosso corpo vai se decompor, virar terra, pó, com o tempo. tem gente que vai pra caixão, tem gente que tem mais dinheiro, pula umas etapas sendo cremado, tipo queimado assim e aí a família espalha em algum lugar que a pessoa gostava, tal.

mãe, mas quando queima dói na gente?

nãao né Cibe, nossa essência não vai mais estar aqui, já vai estar nos céus, junto aos ancentrais e as pessoas que ama. ó, você não precisa responder agora, mas queria saber, se você pudesse escolher uma planta pra adubar com sua parte terra, a que fica, rica de você-pachamama, qual você acha que gostaria de enriquecer? sabe, falando com você eu acho que não tenho escolha, eu quero compor a família das Samambaias porque elas me deram você, a minha Cibele menininha.

criança é imediatista né. e suas escolhas foram muito genuínas. 

foram elas tomate e morango. lindo. 💚


o que me faz lembrar que a pouco tempo tomei uma decisão que me fez muito bem. agora os tomates que ela come enlouquecidamente, ao menos em casa, são orgânicos. sim, diga o que quiser, tô flertando com a banca rota viu. (e nem sei como escreve banca rota olha essa, primeira vez na vida acho) mas fez bem pro meu coração.

aí expliquei pra ela um pouco da diferença, disse que talvez fosse comer menos. mas foi bem bom isso. valorizei a experiência. ela sente que se tornou mais especial, o momento tomate do dia.

qual seria sua planta ein? você veria sentido nisso? seria uma planta sagrada, ou seria algum sagrado alimento de cada dia. seria um mato qualquer, e o privilégio seria da região especial, não necessariamente uma planta?  você tem calafrios de pensar em morte, ou pra você é parte de viver. será que você é o tipo que pensa na agenda, tudo que tem que fazer, no legado? ou é com pós-vida, e em quem vai acertar na teoria? se dói com familiares, espólio, ou quem é vivo que lide. será que é o tipo preocupado em chegar ao 101, ou seja o que for, vida que sabe. ein ein.. como poderia saber né. só curiosidades aleatórias.  

hoje eu pensei várias vezes que queria é virar um texto de tanto que tenho fugido pra cá, pra  escapar das angústias da vida real.

estou virando texto meu amor. cada vez mais viro isso. palavras. e o que são palavras?

mas estou viva aqui.  estou entremeando minha essência nesses conjuntos de textos que são sim, um legado de uma pessoa meio triste, frustrada, mas que sei lá, tá tentando colocar, ao menos pra Cibe, e um que outro olhar curioso, o que sou e fui eu, no mundo.

talvez Cibe lendo minha vida, e tendo vivido um tanto mais, saiba o que não fazer né. e me honrre sendo melhor. seria lindo.

agora chega. fui.