terça-feira, 3 de outubro de 2023

hoje eu aprendi uma palavra nova | talvez duas


aprendi. vendo sobre aquela plantinha de infância que apereceu aqui em casa recentemente.

aprendi essa palavra, que adorei, mas na verdade me perdi na amplitude de suas possibilidades. entre prenúncio e fatalidade, o que abarca esse termo, como eu trago pra mim.

certamente não é algo novo para quem estuda, corriqueira até. mas é que né, não se ouve ou vê em qualquer esquina de texto aqui por casa, passou batido.

então.. sempre esqueço de apresentar pra Cibe, e contar pra ela a alegria que era encontrá-la por aí, pelos pasto ou beira de rua das cidadinhas que eu morava, a Maria Preta, uma erva daninha pra uns, uma panc pra outros.




aliás, qual é a planta marginal, qual é a planta daninha? tava vendo algo também, de bobeira, instagram serve pra essas coisas. então alguém falando, e eu pensando, planta daninha é aquela que você deliberadamente não quer, porque vai atrapalhar um desenvolvimento específico e único que se esteja intencionando. então pode ser qualquer uma né não? 

acho que na natureza não tem muita regra, não existe nada que impeça nascimentos, crescimentos, dispersões, ocorre que o desenvolvimento e proliferação talvez se dê, ou não, seja mais favorável, ou não.

mas com a gente é tudo mais definitivo, né, sério, intimo, pessoal, vida ou morte, urgente. tipo, eu não sei quando vou perdoar aquelas formigas, elas me roubaram, e a raiva não diminuiu tá. 

enfim, o humano se descola do natural, cria uma novela, escala de importância talvez, anjos e vilões, venenos, antídotos, e segue suas interações com a natureza pautada no Eu preciso, quero. 

não tô julgando, tô é na mesa do cantinho do botequim, isso sim.

e então as daninhas, aquelas que não tem auto-estima, e ficam nascendo e renascendo no seu entorno, pedindo, me olha, cheu ficar aqui, fazer familinha, eu sou legal, essa área é propícia pra mim, alíás, ela é minha, eu nasci aqui. aí fica aquela coisa né, nasce, e renasce, e renasce, e tira, e volta.. 

e a palavra.. bom, se você pesquisa Maria Preta, o nome pelo qual conheci, também chamada Erva Moura, você vai ver em alguns textos que ela é uma planta ruderal. uma planta ruderal. ei-la. do (latim ruderis, "entulho").

ruderal é a designação dada em ecologia às comunidades vegetais que se desenvolvem em ambientes fortemente perturbados pela ação humana. wikipédia tá.

mas estava vennndo, inclusive vi sobre o quãaao daninha é a Maria Preta. habilidade competitiva, prolífera, invasora. coitada.

você sabia que plantas ruderais são encontradas em ambientes altamente antropizados? eu não.

eu rindo. 

eu indo...