sexta-feira, 6 de outubro de 2023

envergadura, substância, espessura, poda, transformação, subtração, adição, altura, profundidade, essência, .., algo disso

bonsai é a poda em expertise né?

e eu nunca fui com a cara de bonsai, e tenho medo de podar. 

a poda, literal ou figurada.

parece algo fundamental.

acho que preciso ter isso mais claro.

bonsai né. pra mim é quase como jardim inglês. chato. e depois só fiquei lembrando jo jardim daquele hotel.., do O Iluminado? acho que é esse sim.., aqueles labirintos, apesar de não ser Europa, tava vendo.

Thermas de Maringá. me lembrei agora, a gente era sócio e ia às vezes. a presença japonesa né, aqueles jardins, carpas no riozinho com aquelas pontinhas.

e eu que uma vez me joguei naquelas piscina de sauna de água quente? tinham várias temperaturas as piscininhas, calculei mal, puts.

e aqueles japonês velhinho e bravo, mesmo não estando bravo gente, que medo daquela seriedade.

eles quietinho naquelas de água pelando, a gente zoneando nas mornas. lembranças.

e tinha uma música. hitparede da época. que toda hora tocava na rádio de lá. vou lembrar jajá.

será que ainda existe aquele lugar aliás, entre Iguaraçu, a cidade que morei, e Maringá??


you are the one | A-HA tocando quase em looping


um print roubado.. 

uma lembrança vaga, com uns espinhos no jardim. 

vou com cuidado, por que como diziam os parente de Londrina .. os fil da Vera, só dá Vera nessas horas, e eu rio, tão sempre com o pézão no chão.

aaaffe, lembranças chatas, só pra poder comentar daqueles jardins orientais, aquela ordem fengshui sei lá, sério, tudo muito sério, e sério me intimida, não gosto de me aproximar. não me  sinto confortável. e as carpas passando. 

era chique, tinha um quê de riqueza, ou prosperidade. a gente gostava de ver elas meio que fugindo das pessoas.. o lado de lá de quem estava, a não ser que jogasse algo na água, o que era proibido.

tenho uma amiga que tem toda uma pesquisa com jardins. morou na Inglaterra um tempo, fico ouvindo, gosto. mas não me identifico com os lugares. 

mas eu queria falar de poda, acabei lembrando do bonsai, praças e jardins. 

aliás o namoro dos meus pais se deu em praça né. coretos, aquela coisa.

mas não estou conseguindo chegar onde eu queria.

fato que.

estou um pouco melhor.

mas essa sema foi muito legal não.

não quero. mas faltam, horas.


__________

a poda é um ato de coragem, e confiança.

mas tem haver com o olhar outro né.

não existe auto-poda. 

não entanto dizem que é fundamental. 

mas eu sei que é fundamental para determinado fim. e isso faz toda a diferença.

gostam de dizer que as mudanças que você não faz, a vida faz sem te perguntar. isso é poda?

foda eu sei que que é, mas.. enfim.

podar é o mesmo que adaptar, conter, ou é estimular? ou tudo isso, ou depende?

ainda sobre o olhar alheio né.

mas então na sociedade vegetal não existe poda, disputa sim.

entre humanos, disputa é o que há, e a poda talvez seja um molde, uma escola, uma escolha, restrição,  facilidade. não sei. mais complexo, isso eu sei.

mas também tem a leitura educativa, ao menos na intimidade cuidador/criança, podar, poderia acho, ser usado em um sentido próximo ao da planta, quando o olhar é o direcionamento, o melhor desenvolvimento, crescimento, florescimento, frutificação, longevidade. ..

mas tudo tem os dois lados. a ideia de ... cortar as asas. horror.


eu não quero ser escrava do consumo. eu não quero ser escrava de falso moralismo, mas me respeito muito. eu não quero educar minha filha pra ter, ter, acumular. nem que ela desenvolva essa gana por satisfação material, ilusória. embora eu precise neste momento, prover, não quero que tudo se resuma a cifras. eu não quero que minha filha cresça com a vontade de ter mais do que o que precisa e que exercite sonhar um bem coletivo. um mundo mais justo. um olhar mais generoso e abrangente pra toda a engrenagem não humana, família de seres vivos,  que se não só por existirem, e possuir um que baste,  nos faz vivos, são fundamentais.


mas eu não nasci assim. podas? talvez.   

e se considerarmos que sim, são as podas, então alguém bem iluminado está olhando por mim, com a tesourinha na mão. e que continue, .. colocando cada vez mais, a Bruna no caminho. 

bem bem lúcida, corajosa, com bastante energia, .. pra revolucionar. 

ou pelo menos com mais ânimo pra limpar minha casa, já vou adorar,

segue podando.


• minha filhinha está pra sair, da escola. o segundo turno do dia se foi.  o melhor vai começar, quero elaa.. 🥰 meu vendavalzinho.