sábado, 21 de outubro de 2023

cabocla Jurema realizou um amaci em seus filhos | uma redenção para Benedita Maria de Jesus

 


e eu nem sei direito o que é isso

mas tenho algo de naturalizado

e também já disse, estou entregue.


cabocla Jurema tem um monte de filho, ama a todos, e vai ter que me aguentar. certo pra mim, natural pra ela.

e então que bom que não tem sol, porque preciso evitá-lo, não ia poder lagartear.


minha mãe não gosta muito de falar do seu passado. e as informações são sempre muito truncadas. 

ela dizia às vezes que dona Dita frequentava terreiro, e que os dois filhos menores, ela e meu tio fora do ar, iam juntos, porque não tinham como não ir, assim como a Cibe.

tinha algo. a mãe dizia que a vó não tratava a bisa bem. e bisa pelo que eu entendi era muito muito chucra, muito muito simples. dizia que de vez em quando dona Dita soltava umas bombinhas em baixo da cadeira dela, assustava a coitada. mas mami mencionava isso muito en passant, e sem emoção sabe, mami nunca quis contaminar a gente com marcas do passado.

porém, ontem fizemos amaci, e descarrego com pólvora. portando vó não estava assustando exatamente, estava tratando. foi muito bom hoje fazer a redenção, desse aspecto, porque das vezes que ouvi isso, achava realmente um tipo de maldade sem explicação, mas não era.

e por um tempo ali na primeira infância da minha mãe, dona Dita, minha vô, não frequenta terreiro, ela fazia parte da gira. e isso foi de muito espanto pra mim. 

fiquei brava com mami, porque ela nunca conta as coisas do passado direito. e só soube dela as poucas coisas que sei, porque as vezes relato algumas situações, e ela me devolve alguma experiência da infância, similar.

um poço de curiosidade se abriu, claro. e muitas perguntas pra dona Vera coitada, eu sou pra ela o que Cibe é pra mim, lógico, curiosa e insistente. mas nunca funciona também, ela é evasiva, e sempre entendi que tinha que respeitar.

mãe disse que vó se afastou do centro chateada, porque talvez, isso sou eu que digo, resistia a mudanças importantes, e não queria muito levar os puxões de orelha tão comuns. 

mass, de verdade, não sei de nada no todo, só uns caquinhos do vidro quebrado, que a vassoura não alcançou na limpeza do tempo.

mami não vai se livrar das minhas milhões de perguntas tão fácil. mas de qualquer maneira. achei bonito o que veio. fico grata, e que o rezo do presente e do futuro limpe, ilumine, e amaine, as tristezas do passado.