segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Prece de Cáritas

 



“Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.

Senhor! Que vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, ó Bondade! Ó Beleza! Ó Perfeição, e queremos de alguma sorte, alcançar a Vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem”.






tô só tentando lembrar quando, como, e se, já postei ela aqui. mas tenho uma história com ela.

tanto a dizer, e nada importa né, mais cedo ou menos vou escrever igual, então..

prece Cristã, espírita, psicografada em uma noite de Natal não lembro quando, nem quem. 

rezada nos meus primeiros anos de daime, o que a resgatou de minha infância e adolescência onde mami frequentava muito centro espírita.

presente na minha casa nas noites de segunda, ou quarta, às vezes, na famosa prática espírita de Evangélio no lar, aí coisa de criança mesmo.

às vezes era eu que ficava com a missão de ler, às vezes o Sílvio, tal, mas eu me lembro de adorar o acalmar-se-ão, e me sentia importante. não achei ainda a versão do papelzinho que a gente lia. mas essa é bem próxima.

eu e o Léo quase sempre, outras vezes só o léo, raras o Silvio, fazíamos bagunça tipo, cutucar, careta, rir de erro na leitura e aí ter crise de riso..

o que transformava em algumas ocasiões um momento tão singelo  de união familiar em um clima tenso, às vezes pé de guerra, fazer o que Jessuis,   família á, família ê,.


ela é antiga. não tenho vontade de criticá-la, nem sua proveniência. aceito, e sempre aceitei de coração aberto, e sempre, desde aquela época de pequena, achava linda. e poderosa em sua simplicidade. 

tem vezes que ela vem na minha mente.. começa a se rezar sozinha Deus nosso pai, que sois todo poder e bondade..

e então eu vou junto com muito fervor, imaginando qualquer força, qualquer levante qualquer ou/e todas as vibrações, todas juntas nesse canal, sintonia, possam mesmo abrasar a terra.

a gente consegue sintonizar faixas né, se coaduna às vezes com energias não boas, essa prece, me leva a querer esse levante, buscar dentro de mim, o melhor.

nos dias atuais, .. tenho lembrado muito.



ressalva: aquele progresso alí dói na alma. dias atuais falando nisso, doutrina espírita, e bolsonaristas? socorro. salvem a Cáritas. ela é minha, e de quem tem bom coração. 



depois dos doze anos eu não frequentei mais nada. minha única doutrina era a  dona Vera, que adorava pregar as coisas que lia livremente, e pregava uns tapa também né. mas nada demais pra época.


fiquei emocionada quando na corrente do Daime, do nada tooodas aquelas vozes começaram a rezar a prece de Cáritas. foi bem bonito. mas hoje em dia não rezam mais, não sei porque.

pra constar sempre tive ranço de espiritismo e qualquer outra religião. e por muitos aspectos a Umbanda se aproxima, né, dessa doutrina inclusive. que os guias estejam ocupados,.. essa parte me irrita um pouco. 

mas isso é outra história.

na verdade é uma história que não vou problematizar. eu não posso fazer isso com minha convicção. 

e tudo se resume, se deixar, na minha percepção das pessoas, nas  mintchuras e poses, em coisas que eu tenho o costume de ficar buscando. contradições. 

eu não posso fazer isso, meu lance ali é outro. e pra ser bem feito precisa do melhor dessas pessoas assim como o meu. somos iguais, nenhum santo. 

e eu, nossa, muito caminho de aprendizado. que muitos dos irmãos, não tiveram trava em se jogar como eu então. fica de boa Bruninha.


e eu estou.

30/10/23


________

pensando....., 


mas nem sei se devo, porque é algo que me incomoda demais fazer, mas pensando aqui.


pensando



pensando, mas, 


é clemência. 

é clemência que eu pedi, e peço, nos rezos, porque se for justiça no mundo, a raça humana termina. vira rejeito, nem pra adubo servirá direito.

se bem que essa necessidade nem vai existir. a fluidez, a dança e entrecusamentos possíveis estendidos no tempo reinará novamente, e cada ano será contado por centena, de tannta falta de pressa.

Cáritas não é muito vegana né, ela é totalmente antropocentrica, meio que focando em nosso sofrimento, tão só. não estou criticando, eu a amo, e estendo aquele amor para tudo, sempre. mas estou aqui pensando só.

se a simplicidade que fará de nossas almas um espelho para refletir sua santa e iluminada imagem nos transformar em uma Grande mãe, na força criadora universal, no Pai criador, Oxalá, Nhanderu, Deus, grande acaso, qualquer nome que se queira, e qualquer deles, ou todos juntinhos de mãos dadas, ou sobrepostos, como um, que sejamos pois, todos e tudo.  

olhemos por nós, com clemência.

que a justiça venha em nome de consciência, e que amor e respeito contaminem como vírus todas as relações.

que a empatia se estenda a todos os seres viventes no complexo terrestre, e além, e que a isso possamos considerar, humanidade, em todas as especificidades de ser.


isso.


31/10/23


_______

toda reza tem força, todo o rezo tem poder, todo o rezo tem história, todo o rezo tem corrente, todo o rezo tem vibração e coletividade que reverbera por toda a existência, em todas as direções, não é que eu sei, eu sinto.

é um privilégio muito grande hoje em dia conseguir me conectar facilmente a essa energia Divina da força, do reslzo, de qualquer rezo, até de salmos, que eu não tenho conexão nenhuma.

parece que se eu for por a mão numa Bíblia a minha mão cai antes, de tanto desencanto que eu tenho com esse livro. 

no entanto, onde existe a força do rezo, é é extremamente poderoso, e eu reconheço, eu valorizo e respeito.

quando eu posso com certeza eu escolho meus rezos, todo mundo sabe quais são, todo mundo não, você deve saber, intuir semelhante, ou me ler, no mínimo.

conexão com a vibração do rezo. todas as vozes que já rezaram somadas à sua, retualiza do luz. que é a verdadeira força mais que as palavras.

só isso só. que eu to pensando ao invés de dormir. 

mas agora fui.


03/04/24