segunda-feira, 13 de novembro de 2023

5° ano me deixa bem louka | Adinkra e estamparia | tentativa de criar símbolos individuais e da turma

 


seguindo a vida né, fazer o que. 

já chega a arte que é abstrata, tem a concreta também, e a gente não entende nada né não.

o que não é dito, não se escreve.., já diria eu mesma.

mas sou do bem. 



vibro amor. aquele amor. e já é.




__________________

















de manhã, fiz uma oficina utilizando os carimbos confeccionados pelo quinto ano com a turma do sexto ano, que  não são meus, e pros quartos que não viram esse conteúdo.

de tarde fizemos o encontro com a professora de história da casa,  a Carina, que é pesquisadora de história Africana e afro-brasileira.

a turma conheceu um pouco da estamparia africana, e como exercício nos ativemos nos carimbos Adrikra, vendo de seu simbolismo e importância para seu povo.

criamos carimbos com linha de barbante e madeira, com o objetivo de criar simbologias próprias da turma. o tema que propus foi, meu animal de poder, onde ao escolher, criava-se um símbolo que o representasse.

cada grupo criou estampas, para a criação de turbantes. peça símbolo do empoderamento feminino negro.

a ideia de presentear professora Carina, e pedir uma fala sobre turbantes, era do ano anterior. j inclusive, dois deles, o fundo azul foi feito pelas crianças naquele momento. mas não deu tempo, e condição. ficou inacabado.

então se fiquei feliz. bom. eu tô muito feliz comigo. consegui planeja e executar algo, que faz sentido pra mim. com falhas, problemas. mas cara. aconteceu, e só por isso.. 

🖤

as crianças, foram tão bonitinhas. nem acreditei.

falei muito pra eles que era pra eles ouvirem, se comportarem, receberem bem lindos nossa visitante, tratá-la com carinho.

já toquei um terror também, disse que o conteúdo da fala dela, esse evento todo, era um tipo de prova. enfim, uma aula importante de finalização do nosso trabalho, bem na feira da diversidade.

todos com dez!