domingo, 19 de novembro de 2023

Mágoa | Ora iê iê o | liberação

 


dizem que mágoa vem de mácula, mancha. latim.

o dizem, não é porque eu duvido, é porque não tô citando referência, dei uma olhada de dicionário, bem pouco, coisa de etimologia.

eu acho graça que me divirto com algumas tretas, e nesse caso nem procurei, e ela caiu no meu colo.

ahhh eu não sei de nada meesmo. 

um troféu prós donos da verdade,  parabéns e tchau bem rapidinho, e sumo sem rastro. 



não é nada demais. só um texto que li pela Net. mas ele reflete a acidez, a cagação de regra, pessoas que tem 100% de razão exercendo seu poder. 

tenho muitas pessoas 100 que eu garanto, mantenho e cultivo,.. 100% longe de mim.



a primeira relação que eu fiz foi, coração e sentimentos, sentimentos com elemento água, e  água, como regente  das emoções.

é assim no tarot, astrologia, algum simbolismo, Jung talvez, .. já ouvi de uma psicóloga também.



uma amiga me contou que o lhe disse, entre outras coisas, que a mágoa é má água. que ela precisava deixar essa água correr, liberar o que está preso, deixar fluir, água parada e presa assim, adoece, é morta.

sabe, quase uma poesia. nada definitivo, só uma imagem.

pensei na orixá Oxum, regente do trono do amor, que tem como ponto de força as cachoeiras e a água que corre.

lembrei da Vó Sabina, do exercício que ela me ensinou um dia pra limpar meu coração. 

pensei na energia linda que essa fonte emana, repleta de auto-amor, nossa primeira escola, e amor universal, a segunda, talvez. tão preciso pra mim. 



depois, com aquilo na cabeça, fui pesquisar o significado de mágoa para compor com esse significado. eu já queria escrever.

e aí caí num texto muito ressentido sobre mágoa e má água.  e assim a treta cai no meu colo.




eu eu? 

eu nada né Brasil. 

a Mágoa é melindrosa, é água parada, é mácula, é uma mancha de sentido na sua leitura de mundo. Mágoa é uma dor profunda, fina, elegante. te pega no seu lugar mais frágil. infiltra, contamina tudo. te entristece, altera seu paladar, olfato. sua leitura de vida é carente, melancólica. põe peso nos seus pés, sua vida fica lenta, os passos tem toneladas. seu olhar é pedinte, ressentido, invejoso até.


aquela fala do , vindo se segunda mão foi uma advertência pra mim. 

eu preciso liberar, soltar essa água junto com o que me faz sofrer, encerrar meu luto, minha dor e entender que a vida é mais e melhor, franca e sempre fértil. 

é mais, infinitamente mais. 

e se for pra  infinito, 

que ele  seja livre, pacífico e pleno de amor. um amor que não se contém, transborda, contamina, influencia, inspira, floresce, perfuma, goza, é leve e voa, é água em queda livre, fértil, .. enfim.

quero.