terça-feira, 11 de abril de 2023

tempos de BF

 


Pequenas Instaurações - Shopping Iguatemi, Florianópolis, julho de 2008













____________




eu e Adri queríamos pensar o volume tanto do tcc, quanto do mestrado como um espaço vivo, inventivo-criativo,  e não apenas como compilação, deposito linear de experiências de um final de um ciclo.

na graduação fizemos um mesmo volume, a frente de uma era o verso da outra, com as pesquisas individuais, e no meio com uma estética e diagramação diferentes, nosso trabalho juntas.

na dissertação foram volumes diferentes, porém ambos continham nossa pesquisa individual, um capítulo para as artistas eram os nossos trabalhos em parceria, ele foi escrito realmente a quatro mãos e apresentado assim, idêntico nos dois volumes. e tinha um outro capítulo que tratava do espaço CONTRAMÃO, sendo que pegamos perspectivas diferentes, aí os aspectos se complementam.

tudo isso pra falar que a capa da minha dissertação foi uma intervenção, um trabalho feito especificamente para este fim, que abraça a dissertação, mas não tem menção nela. ele é precário, foto não é tão boa, poderia pegar toda a extensão vidrada do shopping em questão, mas não tínhamos equipamento, e não podíamos chamar muita atenção.

acalentou meu coração esse trabalho envolver a minha pesquisa. fazia muito sentido frente às contradições e estresse que esses períodos suscitam.

em 2015 quando esse BF foi exposto, era um evento relâmpago, nem lembro, agreguei a carta ao lado da imagem, fazendo referência a duas amigas que nunca puseram, nem nunca porão os pés naquele shopping.




* as ações com a placa eu chamei de “Pequenas Instaurações - ...” .

a ideia era instaurar um espaço, qualificando-o com uma palavra e um gesto. vários locais e situações foram instaurados. os que cheguei a expor  foram as ações no terminal urbano e miramar, e a ação realizada no shopping Iguatemi, feito especialmente para o volume da dissertação, tangenciando-o.
trata-se de um qualificativo passageiro, ação é realizada em lugares, situação e/ou espaços de meu cotidiano a princípio. uma ação que a meu ver duplica, dualiza, antagoniza e acidifica qualquer situação em, por exemplo, duas possíveis perguntas,  o que é BEM FEITO, é BEM FEITO para quem?











________