quinta-feira, 27 de abril de 2023

volta umas casas e perde uma rodada | reinício | um pouco de mim | um cheiro

 


não sei o nome dessa flor mas acho ela um encanto. assim na imagem parece macela, mas não é  não.

agora olha que coisa foufa né, uma fotinho, aí vou dizer é folha de manga, citronela e essa florzinha. só porque vou colocar aqui, no futuro vou saber.

eu fiz uns linnndos, e combinações muito queridas na minha concepção, quem disse que eu lembro. ai ai. 

pode ser que me concentrando um pouco saiba, mas não é a mesma coisa que ser organizada né brasil. folha de pitanga, mexirica, laranja, limão manga, aroeira, mirra, arruda. seria legal saber onde estão. fora outras plantas e flores.

eu não sei pra que que eu me prometo coisas, se dou furo depois. e fico bravinha ainda, como se não soubesse. tinha uma pessoa que me disse uma vez, se você sabe que você é assim, crie algo que te ajude se te incomoda. as vezes não se trata de mudar exatamente se não criar estratégias que te auxiliem, que deixe mais fácil mudar a rota do costume um pouco. ou se assume assim e pronto, saiba e lide.

eu penso sobre, me limito a dizer. aliás é a mesma pessoa que me disse um dia para me preparar para o frio, que era pra eu me certificar que estaria quente, que era um auto carinho, não se permitir ficar em desconforto. todo inverno que chega lembro dela no início do frio, e todo ano gelo de um modo desnecessário diferente. 

bom, a fotinho ajuda.. é verdade. desencanar de saber tudo também, não tô criando receitas mesmo. o de ocasião, que está aqui no alcance da mão é o que eu mais gosto. 

quer ver o tempo da seca, claro, cada um tem um, mas tipo, não faço a mínima ideia, aliás  estão todos misturados. mas aí é porque também gosto da imagem que se forma. 

e táa, eu tô me despedindo dessa feitura, parece que tô só reclamando, mas não, eu adorei. da combustão, entre fumaça e perfume,  a alma da planta, uma essência, um último suspiro até a cinza, mas com força. e a fumaça vai e leva, vai e deixa. mágico. 




em homenagem ao meu chazinho de ontem, que hoje fiz com anis e menos casca de laranja pra não amargar tão rápido, quis fazer essa combinação, também porque sobrou folha e flores. 

desvio de tarefa que chama né, devia estar fazendo outra coisa talvez. tô até indo, jaja.










outra casca de maça da Cibe, casca de laranja do quintal, anis, que acho que vai cair antes de queimar, mas tudo bem, a flor de mel, a primavera do quintal, folha de maracujá. 


♡ 





________

e depois que eu disse que estava me despedindo já fiz mais alguns.. será um desvio? de algo, sempre, porém, tô meio que de boa com isso. só sei que já tenho vários incensos de bastão pra geral. um lado fica com ciuminho, querendo redicá, porque minha vontade é acender todos, bem louca. mas fico contente em presentear, fiz pra isso aliás. 

então estão indo. e eu fico também um pouco feliz, no sentido de ser uma parte bonita de mim nesses tempos, que me deixou alegre assim como muitos deles são, alegres e amorosos. 

tem outras coisas né, o fato de estar buscando encontrar em mim algo, alguma sobra, broto, de algo que eu fui, da parte boa né, pra variar. é muito ruim sentir que perdeu a esperança, a inocência, a fé. perdeu seus atributos, que perdeu a paisagem, a beleza da vida, que se conformou, e esse conformar praticamente significa morrer, na forma de um automatismo e vazio de sentido em tudo. então sigo. sigo na feitura  não, tipo, muitos presentes primeiro.

esse eu adorei também. e agora de verdade, foi o último.






rosas amarelas de mami, funcho também

casca de laranja do quintal daqui de casa com algumas de suas folhas


03/05/23


________________

então..

cheguei em casa hoje ao entardecer. aquela primavera da frente de casa está um escândalo. e pensei, podia  pegar um tanto dela que está transbordando, e fazer um incenso só de suas flores. as que usei dela sempre foi associada à outras plantas.

perguntei pra lua de hoje o que ela achava d'eu colher a primavera fosforescente do meu quintal e fazer um incenso de bastão só com ele.

e a lua me disse, .. estou minguando, em três dias serei uma nova de mim. tudo que eu tenho está se voltando para dentro intensamente, então essas flores Bruna, colhidas para esse fim, terão essa força,  energia de transformação a partir da contenção e introspecto. se é isso que você deseja delas hoje, assim será.




16/05/23


_______




05/06/23


________


lírio do brejo, abre caminho, arruda. hoje foi o dia de estrear um novo.

já ameacei minha mami de pegar de volta  porque o que eu dei e ela não acendeu até hoje. mas disse ter pena, ela acha tão lindo, não consegue.

eu compreendo, sinto igual. também porque não sei se um dia farei de novo, e se fizer, não serão mais como esses, como essa leva, nada igual. mas..

ascendi. eu amo arruda, o cheirinho fica mais brando, esse eu amei ascender. outros são mais sutís, .. meu último que tinha casca de laranja eu estranhei, nunca sei como será. e sim, são lindos sequinhos.

tirei eles da parede sabe, dei um jeito de esconder, tava incomodando olhares curiosos como se recebesse muita visita. foi bom, mas tenho saudade. quem sabe um dia sinta paz, liberdade sob esse aspecto, que não sei exatamente o que é, mas por enquanto é assim.

vida segue.


21/08/23


______


até hoje mami não ascendeu o bastão dela. vi alí.

e nunca mais fiz ou recolhi ervas para esse fim. , mas atrás da porta, dei uma arrumada ali, adoro olhar. tenho um orgulho. eles representam uma vontade de renascer, um desespero e um colo de natureza. algo bom da época.

ontem eu fiz um chá. camomila, que eu comprei seca, com poejo que está abundando no chão ali na frente. 

simplesmente, amei.



11.11.23