sábado, 29 de abril de 2023

era uma vez, 4 quartos anos no segundo semestre...


















 
carimbos adinkra - tecidos de estamparia africana, ref.



mais que cumprir com a lei, trazer nossa riqueza artístico cultural de forma corrente e contextualizada, fazendo esse atravessamento em todos os assuntos de forma  natural é um desafio muito pertinente.

não é sempre que eu consigo, não é sempre que eu fico satisfeita com o que foi realizado, neste trabalho eu fiquei contente. primeiro que pude reutilizar um material meu que estava perdido. e depois pela coincidência de encontrar uma referência que conversava diretamente com esse material.

eu tinha essas madeirinhas e resolvi fazer carimbos com linha. isso ha alguns anos, pro primeiro aninho até. ficou na escola uma férias e achei que tivessem jogado, aí vieram as pausas de pandemia, esqueci.

pesquisando um assunto que tivesse uma continuidade com o trabalho anterior que abarcou na parte prática tintas com pigmentos naturais, cestaria e grafismos indígenas, pensei em trabalhar estampas africanas. ao que me deparei com essa prática linda e simbólica desses carimbos pra decorar os tecidos. aí coincidiu de encontrar os meus,  fechou. peguei algumas referencias de moda, algumas marcas criadas com referencia e a partir dos tecidos para mostrar pra eles também. estava separando umas marcas brasileiras bem engajadas, mas aí não deu tempo de tratar nada disso, pena.

utilizei tecido da escola, que tinha algum, e montei em forma de panôs na sala de aula, algo que eu amei, e as crianças também.

com o restante do tecido queria fazer um lenço para a gente dar de presente pra prof e história Carina, da nossa escola, uma presença negra muito linda e acessível, em então convida-la  para falar um pouco sobre a história e resgate do uso do  turbante como resistência, empoderamento, acredito que ela conseguiria acessá-los, mas também não deu tempo de concretizar, o ano acabou antes, o processo se estende por vezes mais que o esperado, bem comum. 

mas a experiencia foi muito legal pra turma, que começaram o ano exercitando trama de cestaria e criando a partir da simbologia dos grafismos indígenas que conheceram. e termiram com esse trabalho. 

teria muita pra falar, devo ter mais material por aí, separei várias imagens dos carimbos, e mais contexto, mas acho que estão no compú da escola, uma outra extenção possível de material, e nesse momento tô aqui brincando de celular, é mais restrito.

bom.. isso por hora. eu gosto de colocar aqui, primeiro que vou saber fácil onde está, e porque esses trabalhos em específico foram realizados em um momento muito desafiador, achar pontos assim, me faz bem.