sexta-feira, 8 de março de 2024

mulheres

 



a Cibe já sabe, é o primeiro posto depois do pedágio. elas estão vendo a Cibe crescer, a Cibe tá crescendo vendo aqueles clipes. 

mamãe a gente vai no posto do banheiro chique hoje? ela adora fazer uma hora lá. fui pra escola dela no fim do dia conversando eu comigo... que bosta né Brasil.. tão querendo me dizer algo e tô me fazendo de surda..  ..então tá, vou fazer algo, e não vai ser sozinha. 




de mulher pra mulher.., um pequeno reconhecimento. colhi 11 sempre vivas dos canteiros e convidei Cibe pra escrever a frase da imagem acima. fiquei da UFSC até o posto ouvindo Cibe silabar, vo cê é guer rei  ra.. que nem um mantra, engraçado.

chegando lá, ela feliz da vida foi entregar, pra moça do caixa e as meninas do balcão. cinco ou seis flores acho. lindo. meu coração adoçou. e na sequência, bora rezar.

entrei  numa galeria e uma menininha me cruzou na saída do elevador, olhou pra mim.. que vestido lindo! elogiei a roupinha dela com docinhos também. porque seu vestido tem tanta flor, ahhhhh e porque sua roupinha tem tanto docinho?? respondi perguntando. porque eu adoro! e saiu correndo pra sua mãe.

fui num brechó tava fechado, azedei, só de raiva decidi tomar um café. e comprar um chocolate ainda, pra cagar o pé legal. achei uma loja, que vende uns chocolates linndos na apresentação, muitos, veganos. 

o meu foi um pacote com tabletes de chocolate branco com leite de coco que vou dividir com a Cibe, e um choco 70 com Cranberries, que foi o que sai da galeria abrindo.

já na porta encontro encapando o guarda-chuva uma prof. de português que trabalhou um ano na minha escola. recém prof. que embora sempre me trate com  simpatia, sempre achei que não fosse muito com a minha lata. ela era muito muito engajada politicamente e muito muito envolvida em idealismos que não sou afim de comprar,  e sim, estou exagerando, estamos de um mesmo lado de verdade, mas ela é muito boa, e eu me ressinto de mim,  e do quanto deixo a desejar, ou seja, e enfim..

cheguei, oii como você está, e eu, humm, com um chocolate 70 bem caro na mão, ninguém me seguraa, e você Duda, vai esperimentar o primeiro pedaço comigo. minha terapia é em dois minutos, perfeito, já vai doce! dei um quadradinho pra ela, nos abraçamos, trocamos um é nóis na greve, e ela entrou pra galeria, atrasada.

agora eu descobri porque o dia do brinquedo é sempre na sexta. é pros filhos te infernizarem b a s t a n t e e tu nunca conseguir dar o golpe e sextar antes. ainda mais que me deram a sexta de H A, pra ver se paro de ficar doente, acho. 

vimm trazer Cibe, quaase nos atrasamos, e ela toda hora perguntando se estávamos chegando, n e m atrasada posso chegar, ui. aí.. descemos e fui levá-la até o portão.

vinha de encontro a nós uma senhora. ao chegar ela disse pra Cibe, noossa, uma mãe linda dessas eu também quero, olha só que mãe linda que você tem, olha que vestido de Deusa, ou Rainha, tô em dúvida, .. prefiro Deusa se for pra escolher, então. agradeci.  quando ela se afastou abaixei no ouvido de Cibe e perguntei quem era. minha prof. de Teatro..

estava relutante e azeda. não queria abrir a boca pra essa chatisse nem pra ser piegas, tampouco politizada e consciente, não me enche, todo mundo pro inferno já falei. maaaas, saí na varanda, pensando será???, acho que Cibe ia gostar.., seria bom que ouvisse qualquer bobeirinha de mim... 

colhi um lírio do brejo que abriu bem na frente da porta .., chamei Cibe que via desenho, pedi pra fechar os olhos e coloquei nas mãos dela. já está acostumada do combinado, só abre mesmo quando eu falo então ficou ouvindo de olhos fechados..

Cibe, hoje é 08 de março, um dia que as pessoas colaboram com um dia internacional da mulher, e eu te chamei pra te dar esse agradinho e pra você saber que é uma pequena mulher muito poderosa e alegre, é um dia pra você lembrar que tem um útero, embora algumas mulheres não tenham, é bom lembrar desse potencial criador dentro de você, que eu também tive, vó Vera também, e que estar nessa vida como e por mulher  é Algo de muito forte, .. pode abrir os olhos. ..

o sorriso estava de orelha a orelha, ela me abraçou como torcida comemorando gol, adorou, enfim.. Cibe é uma figura.

e depois me fez um desenho de uma pachamama maravilhosa, que não era pra mim de início, mas como pedi agora é. ela explicou que o meu ia ser o segundo, mas eu me apaixonei, não pude esperar, e também porque não ia dar tempo já tínhamos que nos arrumar. depois vou por aqui.


eu fiz a Pachamama 


fiquei pensando na outra mulher da minha vida, a que eu sempre tive uma admiração gigantesca, não poderia ser diferente.

aí resolvi mandar uma mensagem, fazendo menção a esse dia, tão não eu. pedi licença a mamãe Oxum e adaptei um pedacinho de um seus pontos  lindos, e cantei para para minha, agradando as duas..

.. ela é uma flor, na casa do senhor, ela é uma rosa, uma rosa em botão. ela é toda pureza, ela é toda ternura ela é o amor. porque ela é, minha mami do coração... 

mamiiii, você é a minha mulher mais importante da vida inteiraaaaaa e sempre que eu pensar num exemplo de mulher, vou pensar em você, minha linda.

ao que mami disse que pra ela, ia pensar em mim, na Júlia e na Cibe. amei.


me arrumei hoje, tomei banho com custo e malumor, mas meu cabelo não entrava um pente e no centro não pode prender. e também se eu não tomar banho pra ir pro centro casa cai né só o que falta.. e tinha o banho do preceito também...

peguei o primeiro vestido fácil. que eu gosto apesar daquela sensação né, de meu mundo acabou sem volta, pelas dores e corpo gordo.

seco o cabelo, me arrumo..

até parece que estou linda.

porque eu olho no espelho e tenho um relance, .. linda! mas aí eu chego logo depois com a realidade.

segue o dia.