terça-feira, 19 de março de 2024

mamãe acho que sou filha de Iemanjá

porque?

lembra que você conversou com ela, e aí eu vim?

eu sou filha dela, então deixa ela comigo.


isso só porque ela se apossou da Iemanjá do meu oratório quando eu limpei, e ficou com ela na mesa do escritório, e depois levou para o seu quarto, e não queria mais me devolver .. então queria justificar e me convencer.

espertinha.

uma Iemanjá branca, bem branquinha do tipo que faria um tsunami de críticas dentre as pessoas mais críticas, e que reivindicam a memória ancestral da orixá,  com razão evidentemente.

só que por vezes com tanto desdém e desprezo, que faz com que eu tenha vontade de desligar o viés consciente, o viés reparador, e me restringir à vivência e ao coração, e a conexão com a própria entidade, do que buscar de fora da boca das pessoas algo acolhedor, e um impeto para colaborar com o levante, enfim, um pequeno mimimi aqui.

eu amo essa imagem porque ela veio de uma pessoa que eu amei, e que naquele momento soube expressar o seu melhor sentimento através desse presente. eu escolhendo uma iema, teria optado por uma imagem mais condizente com figura e origem. mas essa, aceitei de bom grado,  eu amo eu louvo e quero sempre pela próxima como uma representante de uma história.

tendo vindo do Danilo, já nem me lembro mais porque data, sei que ainda não havia ideia de Cibele na nossa vida, .. ela é realmente uma presença de conexão entre nós e nossa filha, da nossa história, portanto, é uma imagem importante, cheia de sentimento por tudo que representa.

e Cibe se grudou nela, o que me deixa apreensiva por sua segurança e existência, mas, achei bonitinho. está lá no quarto dela abençoando ainda mais agora, nessa nova fase em que ela está exercitando assumir seu quarto à noite.



Cibe fez esse desenho na escola. eu simplesmente a m e i e não canso de admirar.