quarta-feira, 20 de março de 2024

primeiro e segundo aninho | alô, teste | pássaros e mamíferos daqui


 



____


eu trabalho 40h, quando não estou trabalhando, estou exausta e caio, ou estou exausta-planta, chip queimado sem conseguir fazer nada, ou estou com Cibe, exausta e chipe queimado e, planta.

não é que eu sou vítima e falte tempo, é que eu eu eeeeeu, tenho dificuldades homéricas em muitos aspectos organizacionais e criativos e até emocionais, pra estar de pé na vida. moro numa gaiola que nem aquela ali também, não quero sabe, mas sou muito medrosa.

dentro disso, qualquer inociativa que fuja do automatismo da minha vida e rotina, tem que ser simples, fácil, leve. se não for assim. não será.

já disse, me incomoda e eu sou preocupada com a representatividade no recorte, no conteúdo de minhas aulas. me preocupo mais do que executo até, sabemos, não gosto de me sentir cobrada, e não gosto de estar em falta em coisas que sou obrigada, que concordo também, enfim..

eu precisava de uma informação que não me deram. tentei uma, outra e outra pessoa e n ã o m e d e r a m. por diversas razões... as quais eu posso dizer que entendo, maaaaas não posso ficar insistindo e esperando, e ficar fazendo e refazendo o mesmo pedido de formas diferentes pra ver se sou compreendida.

eu sou criticada por não procurar, e nao sou compreendida ao procurar, ou sou ameaça, ou alguma aproveitadora será? creio que não,  são tempos diferentes mesmo. e nada disso é problema, quem dera meus problemas fossem esse. eu resolveria com tempo e jeito.

mas como eu tenho ... 12 ou 14 turmas sei lá, nem lembro, duas aulas de projeto, planos e correçoes, coisas atrasadas e futuras. eu eu eu, simplesmente não posso me restringir à ideia pra uma turminha de segundo ano. a única coisa que eu posso é desistir, e tentar de um modo mais simples. o que é, de fato e verdadeiramente mais simples pra mim.

enfim.... esse feriado eu precisava trabalhar. alguém me vendo trabalhar aqui? aí eu adoeço não sei porque. 





30/03/24











passado melilindre, o rancor da auto-sabotagem...

..resolvi pedir de novo uma informação que eu sei já tinha tentado receber de algumas pessoas, e que não vinha.

eu sei porque eu sou assim também.., o quanto é complicado as interações, as trocas, especialmente entre desconhecidos, e demandas com demandas gratuitas que atravessam nosso foco. 

qualquer resposta, é a que a gente precisa ter, no sentido de elaborar e seguir com aquela experiência procurando ainda de alguma forma, transformá-la no aprendizado que você precisava.

ontem tive um acesso de me contrariar no gênio, não é sobre mim, pode ter haver com isso. tem haver com os tempos mesmo, da cabeça com a vida, e com os imediatos pra lidar, abarcar tudo, estamos todos meio assim.

esse revestimento social para interação, né, como um programa mal instalado, que cusssta a rodar nas minhas internas.  tô que nem meu celular, que vive dando o warning de memoria cheia, me pedindo pra esvaziar... tem isso também, enfim, 

... ontem estava de bom humor para sins e nãos tentando, e não, abandonando. aí enviei as foitinho.., e um audio retomando.




oi Karaíi, olha só, fizemos essas pinturas essa semana,  mais precisamente hoje, e eu tô fazendo ainda com alguns,  vou ainda fazer com o segundo ano...  você ainda quer colaborar ? eu tô aqui insistindo de novo,..  (rindo) .. eu pensei num numa fala sua, pode ser um áudio, só para eu fazer uma menção pra eles de um olhar diferente né, por que tu vê, eu mostro passarinhos para eles, eles falam "ahh meu pai tem esse", "esse aqui eu tenho na gaiola" então eles querem, e tem a questão da posse, de adquirir, de prender, tirar do habitat, então.. outra possibilidade de colaboração seria, uma pequena fala, e tudo bem,  eu posso encontrar até, talvez, na internet, mas eu preferia pedir povo vizinho né, que coabita aqui com a gente. uma visão da natureza, uma visão pros pássaros e para os animais, que seja a de vocês, que seja diferente da deles, pra que eu possa apresentar e fazer um contraponto, .. fazer  uma reflexão com eles...  eu pretendo mostrar assim .. algumas coisas da cultura Guarani ... tem um material pedagógico bem bonitinho que é feito... esqueci o nome, mas que fala .. fala um pouquinho  da adjaka, do petynguá, dos animaizinhos.. e quero mostrar pra eles e aí agregaria sua contribuição.. ó,.. é a última vez que eu te encho o saco com isso,  ... (risos)  não vou pedir de novo, e.. só se você quiser, porque se não quiser também, tá ótimo, .. e qualquer hora eu eu a gente se conhece melhor,  obrigada um abraço, e até mais...



ele achou graça, foi simpático, disse que tinha esquecido e comentou de suas correrias também. e deu uma resposta pra crianças tão linda. singela, e linnda mesmo. fiquei de coração bem cheio.


agora meu desafio né, terminar o trabalho, fazê-los me ouvir. .. entrelaçar as informações e torná- las deglutíveis não pra u m a criança mas pra trinta ao mesmo tempo. essas mágicas.. de ser professor.

enfim...

preciso dar conta.



05/04/24



_______














pensei, penseeei, não cheguei a nenhuma ideia brilhante se não deixá-los ouvir o áudio que eu recebi, com a voz, o som do mato, o coral ao fundo.. e aí coloquei no compu a coleção de pássaros que fiz a partir do nome que eles mencionaram. 

foi bonitiiiinho. ouviram atentos, e ouviram visualizando as imagens, funcionou super bem 🥰.

primeiro ano não sei..


o recorte deles:


mas assim uma mensagem que seria importante passar para eles com relação aos pássaros é que são seres sagrados né, no passado eles também foram humanos, seres humanos como a gente e eles ganharam missão.

e a missão deles é sempre levar mensagem, cada pássaro em seu canto ele traz uma mensagem para cada um.. 

um exemplo que eu posso citar para você, quando bem-te-vi ele vem cedo e canta perto da sua casa, ele tá anunciando a chegada de uma nova vida né, que a gente chama ele de "mitãdjarê"

ele é o avô das crianças como a gente diz, então ele vem ele canta, primeiro ele começa fazendo barulho "uin, uin.." que em Guarani significa "tem",.. "tá vindo" né, depois ele vê a mãe, a que vai ser a mãe ou o pai da criança que tá para vir pra esse mundo.. aí ele começa "bem te vi", "bem te vi", ..que tipo dizendo né que tá vendo a o pai ou a mãe, ou algum parente daqui de um novo ser que tá vindo 

então os pássaros eles são mensageiros por isso que eles voltaram pra o morada de Nhanderu e vieram no formato de pássaros, que é para eles voar levando mensagens..

então esses mensageiros eles querem a liberdade, eles querem estar levando a mensagem para todo canto,.. eles não querem viver preso 

é por isso que a gente busca sempre a preservação o cuidado com a natureza, porque ali é a morada deles, eles querem estar felizes ali levando as mensagens para todo mundo, porque são sinais bons..

assim como também tem pássaros que trazem notícias tristes, eles vem anunciando que vai acontecer num futuro próximo

então é importante mesmo esse trabalho que tu tá fazendo de explicar para eles né essa essa visão do povo Guarani, e não só do povo Guarani, mas todos os povos indígenas, tem essa crença, os pássaros são mensageiros, mensageiros são sagrados, não merecem viver preso, estar em uma gaiola..





eu quero deixar transcrito aqui esse presente, compartilhar com você o que veio pros pequenos. 

três turmas de segundo aninho, individualmente, ouviu essa voz, esse chamado, esse alerta. 

e eu bem que eu pedi, pra eles ouvirem com o coração.

sigo.




💚


16.04.24


_________




e se você pudesse responder a mensagem que você ouviu, dizer algo, o que seria?


.."amor e carinho para vocês"

.."eu queria falar para eles dos pica-pau, que eles fazem barulho na madeira toc, toc, toc"

.."eu queria dizer que tem pessoas que maltratam a natureza e tem um monte de gente que prende passarinho"

.."se que se prenderem o bem-te-vi ele não vai mais poder alertar as pessoas que vai nascer bebê"

.."o passarinho é sagrado, ele é um amor, e ele é legal"

.."de 4:00 da manhã quando a gente acorda para tomar café eles já estão piando" (eles não tem muita noção de hora)

.."sabia que quando eu escuto o pássaro bem-te-vi eu também faço bem-te-vi e o passarinho me imita?

.."não é legal maltratar os animais"

.. "eu gosto da natureza e dos passarinhos, e não quero perder eles porque são muito legais"

.. "os passarinhos são um amor para nós, eles têm filhotes, então não pode maltratar"

.."eu quero que ele tenha vidas infinitas com amor e carinho" ( questionei se era o pássaro ou Karai, aí ela disse que era os dois.

essa é uma das turmas dos segundos anos, eles iam falando, e eu anotando no quadro..

a q u e l a zoeira

todos levantando a mão, mas também querendo falar ao mesmo tempo, aleatoriedades também, umas tretas nos meio.. pacote todo, mas amei, elas sempre surpreendem. 



eu vou botar o das outras turmas também..

vou deixar todos aqui guardadinhos.

olha esse..

.. "eu queria ser indígena, mas eu sou baiano"


ou

.. "eu pediria uns brinquedos pra brincar, e depois devolver" (as esculturinhas de animais que mostrei)





hoje pra mim é um dia especial no meu interior.


e com as crias também, porque encerrei no assunto, com eles libertando os passarinhos, amassando e jogando a gaiolinha, ou tirando as grades pra fazer casinha, fervilhando de bagunça, .. passarinhos são eles. 💚











turma 22.
turma 23, faltou a 21. não consegui hoje, ficou para semana que vem.