terça-feira, 26 de setembro de 2023

as "lágrimas de sangue" dos portugueses | todas as pitangas do mundo



se transformaram em chorar pitangas no Brasil das primeiras interações entre idiomas. 

eu adoro chorar as pitangas, e não é difícil também ver minhas pitangas como lágrimas de sangue.

nossa nativa pitanga em tupi-guarani, "pyrang", significa vermelho. e quando você chora muito, seus olhos não ficam vermelhos?

isso pelo que eu vi é uma das possibilidades mais fortes do surgimento da expressão.

lágrimas de sangue é puro drama né.

chorar pitangas pra mim tem mais poesia, doçura, até um pouco de inocência. 

mas sim, é um rio de lágrimas pra se avermelhar. 

hoje em dia tem um cunho de reclamação também né, bodejar. 

então.. estou bem ruim do estômago, sabia.  e nunca tive isso na vida. mundo novo, mundo enjoado e de comida parada. 

estou num pronto atendimento, esperando, esperannnndo.

e eu bem sei, tudo que não consigo resolver está parado ali, pensando, pensannndo por que lado sair, sem se decidir. 

e eu, só quero chegar em casa e dormirrrrr.