domingo, 14 de janeiro de 2024

Benedita Maria e Silvio | um tipo de mãe | auto-consolo, eu no meu colo


 1963 ou pouco mais ou pouco menos

Aparecida - SP



pois agora.. minha família quando resolve viajar, a mais antiga especialmente, no passaso e até hoje uma aparte dela, resolve ir pra Aparecida, ver a conhecida padroeira do Brasil, que vi pela Net, doi colhida das águas em 1707 por três pescadores.

ela é, ou seria, uma.N S da Conceição, que no sincretismo é Oxum. bonito né. dependendo da região e casa meio que pode mudar, mas no geral é.

padroeira lembra pai né, tá meio errado isso, enfim.. só pra problematizar.

tem essa coisa de fazer promessa, pedir bençãos, agradecer.. depois dessa foto, e lembrando de todas as outras, e esse amor.., tô ficando curiosa.

meu Papi era muito devoto, era bonito esse amor, e eu, bom a santa ganhou meu pai, leva meu amor de brinde, né.

tenho um carinho muito grande, ela é quase dá família.




_____


faço  de conta que não dói,  fiz que não foi nada, que é a vida, que um pedaço de matéria não é nada, que a vida, que esse amor bobinho de fé não é comigo, coisa e tal.

mas eu perdiiiii, esse ano eu perdi a santinha do meu pai, a santinha do parto da Cibe.

e quando eu coloquei a fotinho aqui, já tava pensando se ia escrever ou não, e lidar com essa dor, diluir escrevendo, como se adiantasse alguma coisa.

falando nisso, de todos os textos, frases, palavras, letras, as fotos, músicas, citações, histórias, invenções, desenhos, já pensou se eu esperasse alguma coisa? não ousaria assumir e sentir, se um dia pensei mais do que é, então assim.

não assumo.

mas espero que escrever alivie a mágoa sabe, ninguém pode ser tão infantil.

vou comprar uma santinha igualzinha, ainda peço pra benzer no centro, e vou fazer de conta que é a mesma, e que está  tudo bem, e que essas coisas acontecem, e que ter ou não ter não substitui uma boa lembrança verdadeira, assim vai.


17/01/24