sábado, 27 de janeiro de 2024

graúna | folia de carnaval


você prende o que não é seu 

e ainda chama de amor

a graúna enxerga seu algóz, .. e ama o fio de luz existente alí, mesmo sabendo, que  ele não lhe ilumina, nem salva

essa graúna não sabe o que é ódio, e ela canta, canta pra esse fio, canta pra dor, e mesmo pro amor que ultrapassa a prisão e o sonho com a liberdade, de sua condição

o som a leva sabe, quanto mais solta seu grito, mais com os seus está, sua essência 

quanto mais ela canta, mais presa também está, porque todos sabemos, doença existe nesse mundo.

ainda assim, quanto mais canta, mais amor provoca... , quem sabe um dia..

não tem fortuna, compra e venda, que movimente um ser vivo em nome do amor, que não seja a fantasia da sra. Posse, pra passar o carnaval mais bonita.





_____


sim. muito forte. minha trisa foi uma graúna. 

no meio das misturas do pote eu nem sei dizer o que sou eu. mas entendo de aprisionamento, especialmente o auto-infringido.

eu adorava quando meu tio [que era um caboclo e gostava de dizer que já caçou índio, mesmo que fosse só pra contar vantagem, com seus afins, , tipo história de pescador sabe] me chamava de graúna

e eu cresci gostando dessa música, sem nem mesmo ligar que os pássaros eram os mesmos, sem notar que prisão nunca será sinonimo de amor, e que pra qualquer história contada com esse roteiro o gênero é violência, tragédia é gênero?, terror, e drama, do que me lembro agora..

ai, hoje tô meio estranha.

coisas de lua cheia.


há muito tempo uma prima minha falou sobre o que seria minha trisa. será que nunca botei aqui?

agora vou ser a tia véia do brógue semi-vivo né. repetindo os assuntos aqui, mas.. a única coisa que se sabe é..


a trisa, bisa da Vó Chica, parte do meu pai ..

era indígena, eles(?) passaram pegando coisas numa fazenda e uma menina ficou pra trás perdida, ela tinha uns 8 anos... diziam que era bem brava. colocaram ela num paiol embaixo de um balaio porque  parecia um bichinho, não queria comer.... foram amansando ela, criaram como a família, aí um dos filhos pegou pra casar.

e parece que não viveu muito, voou.